O Sebrae Minas promoveu, nesta terça-feira (7/2), em Belo Horizonte, a Pós-NRF 2023 para orientar pequenos negócios sobre as tendências apresentadas no maior evento do varejo do mundo, a Retail’s Big Show 2023. Durante o encontro, especialistas destacaram a importância da inovação nas empresas aliada ao bom atendimento e às estratégias de fidelização dos clientes para alavancar as vendas.
Na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva falou sobre sua percepção da NRF deste ano e a importância de replicar o conhecimento aprendido aos pequenos negócios para a melhoria de sua gestão. “Sabemos que as tecnologias, principalmente as inovações digitais, estão se disseminando muito rapidamente. Por isso, além de conhecer as tendências e novidades que estão influenciando os modelos de negócios em nível mundial, os empreendedores precisam ficar cada vez mais atentos a seus processos”, afirma Silva.
Durante o encontro, o especialista em comportamento e consumo na era digital, Guga Schifino, e do jornalista Cristiano Lopes, que estiveram na NRF 2023 a convite do Sebrae Minas e da Rádio CDL-BH, fizeram o resumo das tendências apresentadas no evento em Nova Iorque.
Para Schifino, a NRF deixou nítido o quanto é necessário as empresas estarem cada vez mais adaptadas ao mundo híbrido e às novas gerações. “Nesse momento os empreendedores precisam pedir conselhos a GEN Z e colocar o programa de fidelidade como prioridade. Além disso, é fundamental gerenciar dados para personalizar a oferta e o atendimento”, diz.
Confira as 9 tendências destacadas pelos especialistas no Pós-NRF 2023:
1 – Entenda a Geração Z e adapte seu negócio. Esse público representa cerca de 40% dos gastos globais, por isso é muito importante lidar com a ambiguidade dessa geração.
2 – Utilize a força das comunidades a seu favor. Os programas de fidelidade são boas estratégias para serem exploradas.
3 – Seja uma marca para amar. As empresas são plataformas poderosas para defender causas. Abraçar o conceito de ESG é um passo importante para a entrada na nova era.
4 – Vender é o mínimo que a loja física pode fazer. Proporcione conveniência efetiva nas vendas e na jornada do seu cliente.
5 – Produtos usados para salvar o bolso e o planeta. Otimize as práticas de venda de produtos de segunda mão para atrair mais clientes.
6 – Personalização como bilhete de entrada. Construa uma jornada de compra hiperpersonalizada, da segmentação para a individualização. Cerca de ¾ dos consumidores de todas a gerações desejam mais individualização de marcas e premiam aqueles que fizeram esse compromisso.
7 – Humanize-se com a inteligência artificial (IA) – Por meio da AI é possível melhorar a gestão de estoque, a automação de compra, de precificação e dos anúncios das redes sociais.
8 – Metaverso é a evolução da internet – Pense nele como uma evolução da experiência, em que a criatividade não tem limites. É preciso ter presença digital para melhorar a experiência.
9 – Web 3.0 traz segurança e produtividade ao mundo híbrido – Ela representa a única solução possível para poder gerenciar a economia do metaverso.
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