ASN MG Atualização
Compartilhe

Tecnologia traz novos recursos para o audiovisual

As novidades do setor foram apresentadas durante a MAX, em Belo Horizonte. Evento termina nesta quinta-feira (10/11)
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

A tecnologia tem permitido uma revolução no setor audiovisual. Essas inovações foram assunto de um dos workshops da MAX – maior evento de audiovisual de Minas Gerais – promovida, nesta semana, pelo Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

A discussão teve a participação de Marcelo Siqueira, sócio-diretor da Mistika, empresa de pós-produção de cinema, televisão e publicidade. Durante o evento, o especialista na área criativa e em efeitos visuais explicou as vantagens desses novos recursos. “Com os avanços tecnológicos, as máquinas que antes eram quase primitivas e caras, atualmente, estão mais acessíveis, e em qualquer parte do mundo, produzindo conteúdo de alta qualidade”, conta.

Conheça alguns desses recursos que vieram com a tecnologia e como utilizá-los:

Produção virtual

A substituição do “Chroma Key”, o tradicional fundo verde, já começa a acontecer. Alguns sets de filmagens estão sendo revestidos por um painel de LED, que proporciona conforto para os atores se ambientarem na cena, além de possibilitar uma extensão do set. Tudo acontece em tempo real, e em 4k (Ultra HD).

Por meio de um tablet, é possível alterar toda a dinâmica do set, o que exige planejamento. É importante atentar para aspectos como iluminação, animação e roteiro, independentemente do tamanho do projeto. “Mas nem tudo são flores. Não é só colocar um painel de LED e a câmara. É tão novo, que ainda é difícil conseguir estipular uma compatibilidade das câmeras e painel de forma mecânica. Mas já é possível”, revela Siqueira.

Efeitos visuais

No mundo da pós-produção, montar personagem não é algo tão complexo. Com o MetaHuman Creator, um aplicativo de personagem de games, é possível criar personagens humanos digitais. Também, a partir do Motion Capture, ou captura de movimentos, o mercado consegue um nível de realismo nunca visto antes nas produções. Além disso, algumas vezes, reproduzir esses movimentos é mais barato do que fazer uma animação.

Vozes virtuais

As vozes produzidas pela inteligência virtual são captadas por softwares que analisam o conteúdo gravado. Alguns elementos são considerados para a identificação do que está sendo dito nos áudios, como a entonação da voz, o vocabulário e a pronúncia, possibilitando uma correção automática.

Realidade aumentada

No mercado, há presents prontos disponíveis em diversos aplicativos. Por meio desta ferramenta, já é possível criar um esboço de como a cena ficará no set de filmagem, ou seja, uma pré-visualização que possibilita uma apresentação da proposta de cena.

Máquina virtual

Acessar o poder computacional da máquina de qualquer lugar que desejar. Sim, os realitys já usam essa ferramenta que permite centralizar o material, e dá poder de edição remotamente, com uma nuvem própria. Atualmente, as pessoas que desejam essa ferramenta podem contratar máquinas virtuais e suas tecnologias, como da Amazon, Microsoft, Jump e Terabyte, e pagar pelo tempo de uso, no cartão de crédito.

Sobre a MAX

O maior evento de audiovisual de Minas Gerais, a MAX, começou no dia 8 de novembro e termina nesta quinta-feira (10/11). Ainda estão previstas, Rodadas de Negócios com produtores independentes de conteúdos e grandes players do setor, além de palestras, debates e painéis sobre distribuição de conteúdo, animação brasileira, transformação audiovisual e podcast. Mais informações no site max.sebraemg.com.br.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Aline Reis – (31) 3292-8660 | (31) 99934-0658
[email protected]

  • audiovisual
  • MAX
  • MAX2022
  • tecnologia