Um grupo que integra o projeto Geoparque Uberaba – Terra dos Gigantes, e representantes do Sebrae Minas da Regional Triângulo -, visitou nesta semana os geossítios de Currais Novos e Acari, dois dos seis municípios que compõem o Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte. A missão técnica teve o objetivo de conhecer as boas práticas que levaram o local a conquistar a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que é pleiteada por Uberaba.
O município mineiro busca sediar um Geoparque Mundial da entidade – uma área geográfica unificada, com administração de sítios e paisagens de relevância geológica internacional com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Geoparque Seridó já recebeu a chancela de área especial do planeta.
A comitiva foi recebida pelo prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, que manifestou o desejo de estabelecer uma conexão com a cidade mineira. “Uberaba tem uma origem parecida com a nossa terra, que é a pecuária. Será uma oportunidade de trocar experiências de sucesso e estabelecer essa cooperação”, reforça.
O Sebrae Minas é um dos parceiros do projeto que visa fomentar o turismo histórico e cultural na região de Uberaba. O analista técnico da instituição Marcius Marques Mendes destaca que a missão técnica reforçou que a cidade está no caminho certo. “Percebemos que após a chancela da Unesco, as instituições envolvidas e o poder público exercem um protagonismo ainda maior, consolidando um conjunto de ações em prol do desenvolvimento sustentável, o que incrementa a geração de renda, de empregos e transforma a vida das pessoas na comunidade”, reforça.
Geoparque Seridó
O geoparque Seridó abrange uma área de 2,8 mil km² em seis municípios do Rio Grande do Norte, e foi reconhecido em abril deste ano, como um território de relevância mundial pela Unesco, entrando para a lista de 177 geoparques mundiais da organização. A atuação do Sebrae local contribuiu na organização da governança e recentemente, na formação das lideranças através do Programa Líder. A região do Seridó é classificada como sendo de Geoconservação, Geoturismo e Geodiversidade.
Geoparque Uberaba
O projeto teve início há 12 anos e está apoiado em três atributos de representatividade internacional, “Terra dos Dinossauros do Brasil”, “Capital Mundial do Zebu” e o” local onde Chico Xavier se revelou ao espiritismo mundial”. Com a chancela, Uberaba se tornará o primeiro Geoparque Mundial da Unesco em Minas Gerais.
Em junho deste ano, foi assinada a Carta de Intenções do projeto “Geoparque Uberaba – Terra dos Gigantes”, e enviada para a Unesco. A expectativa é que, no próximo ano, seja encaminhado um dossiê com a descrição de ações realizadas na cidade mineira. Além do Sebrae, a prefeitura, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu são instituições signatárias do projeto.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Joyce Rodrigues – (34)99990-6962
[email protected]