Vinte e quatro restaurantes participaram do Circuito Gastronômico de Uberaba, que registrou cerca de três mil pratos vendidos e dois mil votos antes da realização da sexta edição do Festival Gastronômico, nos dias 5 e 6 de setembro. O Sebrae Minas apoiou os estabelecimentos participantes com consultorias do programa Prepara Gastronomia, que contribuíram para o desenvolvimento dos pratos apresentados na competição.
Realizado de 3 de agosto a 3 de setembro, o Circuito teve como tema “Sabores do Mundo com o Coração Mineiro”. As receitas combinaram referências da culinária internacional com ingredientes, tradições e sabores de Minas Gerais. “Sei o quanto os empreendedores trabalharam, se capacitaram com a ajuda do Sebrae Minas para poder apresentar o melhor. Essa preparação é fundamental para a competição”, frisa a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
Festival reúne público e anuncia vencedores

A sexta edição do Festival Gastronômico de Uberaba reuniu cerca de três mil pessoas, nos dois dias de evento, e arrecadou 2,5 toneladas de alimentos. A programação marcou a premiação dos restaurantes participantes do Circuito e contou com gastronomia, cultura e entretenimento. “O resultado de uma iniciativa como essa mostra a importância da união entre os parceiros e, principalmente, da participação dos empreendedores. Ações como o Circuito e o Festival ajudam a dar visibilidade aos estabelecimentos e movimentar a economia local”, destaca a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues.
Na categoria Melhor Entrada, a Esquina do Pato conquistou o primeiro lugar com “Nas Asinhas do Pato”, seguida pela Santa Brasa, com “Terroir do Triângulo”, e pela Vila Madalena, com “Picolé Mineiro”.
Em Melhor Prato Principal, o D’Moreira ficou em primeiro lugar com “D’Moreira da Terra ao Mar”. A Fornace, com o “Mini Calzone de Torresmo”, conquistou a segunda colocação, e a Piña Pizzeria, com “Calabresa Especial”, ficou em terceiro.
Na categoria Melhor Sobremesa, o Mascavo Canela levou o primeiro lugar com “Encuquei”. O Santo Aroma, com “Da França às Gerais”, conquistou a segunda colocação, enquanto o Espaço do Cacau, com “Sonho do Cerrado”, ficou em terceiro.
Para o proprietário da Esquina do Pato, José Eduardo Marcondes, vencedor na categoria Melhor Entrada, o apoio do Sebrae contribuiu para o desenvolvimento do negócio. “O Sebrae Minas trouxe o diferencial no nosso negócio. E o Prepara Gastronomia implantou muita solidez na nossa empresa, conhecimento e ação para que a gente continue desenvolvendo um belo trabalho”, afirma.
Parceria
O Festival Gastronômico integra o calendário oficial de Uberaba e foi realizado pelo Sindicato de Bares e Restaurantes de Uberaba (Sinhores), em parceria com a Prefeitura e a Associação Geoparque Uberaba, com apoio de entidades do setor e do Sebrae Minas. A premiação teve patrocínio da Klin Shop/CDL, na categoria Melhor Entrada; Sicoob Credimed, em Melhor Prato Principal; e Sinhores, em Melhor Sobremesa.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
Vanessa Braga (Stark)
(34) 99903 8603
[email protected]

