Entre os dias 15 e 17 de maio, o Sebrae Minas vai apresentar diversas ações de inovação e suporte aos pequenos negócios locais para a 18ª Feira Regional do Alto Rio Pardo (Ferarp), em Taiobeiras. No estande da entidade, que será divido entre os espaços temáticos Inovação e Origem Minas, o público terá experiências voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo regional. Neste ano, a Feira deve movimentar cerca de R$ 16 milhões em negócios.
Durante a Ferarp, o público poderá conhecer a plataforma Sebrae Play, com acesso a conteúdos diversos, soluções e ferramentas voltadas à digitalização de pequenos negócios, com foco em inovação, modernização da gestão, presença digital e aumento da competitividade empresarial. Além disso, consultores da entidade vão apresentar produtos e serviços para potencializar negócios.
No espaço Origem Minas, iniciativa realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar, três produtores parceiros, dos segmentos de café, cachaça e queijo, vão expor e comercializar seus produtos, que carregam tradição e qualidade, fortalecendo a produção e a economia local.
“A participação do Sebrae Minas na Ferarp reforça o nosso compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios da região. Vamos levar soluções práticas de transformação digital, oportunidades de acesso a mercado e, principalmente, promover o relacionamento com parceiros e empreendedores presentes, ampliando conexões que geram negócios e desenvolvimento para o Alto Rio Pardo”, pontua o analista da entidade Marco Antônio Santos Pedroso.

Sobre o Origem Minas
O projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a “mineiridade” para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.
A iniciativa capacita empreendedores do artesanato e das agroindústrias de modo técnico e gerencial, promovendo a organização produtiva por meio de cooperativas e associações, além de ampliar o acesso a mercados com estratégias inovadoras de valorização da identidade dos territórios.
A Feira
A Ferarp é um dos principais eventos da região do Alto Rio Pardo, com um histórico de fomento ao agronegócio, comércio, serviços e empreendedorismo. A expectativa é que, aproximadamente, 60 mil pessoas visitem a feira para prestigiar os cerca de 100 expositores, nos mais diversos segmentos, além de espaço dedicado à moda e ao artesanato. Em 2026, o evento passa a contar com a 1ª Exposição Agropecuária, dando ainda mais ênfase aos produtores rurais.
A Feira é uma realização da Prefeitura, em parceria com a Associação de Moda Íntima e Praia de Taiobeiras (AMIP), Sebrae Minas, Banco do Nordeste e Sindicato dos Produtores Rurais.
Serviço
18ª Feira Regional do Alto Rio Pardo – Ferarp
Data: 15 a 17 de maio
Local: Parque de Eventos de Taiobeiras
Entrada gratuita
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Ricardo Guimarães
[email protected]

