ASN MG Atualização
Compartilhe

Aulas Inaugurais marcam início do ano letivo para educadores da rede municipal do Vale do Aço

Sebrae Minas reúne cerca de 2,7 mil profissionais das escolas de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano em três dias de atividades
Por Fernanda Pereira
ASN MG Atualização
Compartilhe

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, o Sebrae Minas, em parceria com as prefeituras municipais de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, promove Aulas Inaugurais para cerca de 2,7 mil educadores das redes municipais de ensino. As atividades fazem parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae, e visam proporcionar um ambiente acolhedor, inspirador e motivador aos professores no início do ano letivo.

Em Ipatinga, as atividades ocorrem nesta segunda-feira (2/2) para 1,4 mil professores da rede municipal. A programação contempla palestras no período da manhã e na parte da tarde. A partir das 7h, no Centro Cultural Usiminas, serão abordadas as temáticas: “Tocando em frente” – Jackson Follmann; “Propóstio – o que te move todos os dias”, com Rafael Takei. A partir das 13h, na Fadipa, serão realizadas as palestras: “Recomeçar com Sentido: Um Novo Ano, Novas Possibilidades”; Ana Paula Paixão; e “Quem educa também aprende: desenvolvimento humano, emoção e inclusão” – Silvio Custódio.

Em Coronel Fabriciano, a aula inaugural ocorrerá na terça-feira (3/2), no Centro Cultural Usiminas, para cerca de 700 educadores. A primeira palestra será às 7h30, sobre “Inovação e Criatividade na Educação”, com Alexandre Schneider, e às 10h30, Marilene Vitorino vai falar sobre “Propósito: o que te move todos os dias?”.

As aulas inaugurais encerram a programa em Timóteo, na quarta-feira (4/2), das 17h às 21h30, com a palestra “Gestão Escolar Humanizada: Liderança, Cuidado e Relações que Transformam”, com Luís Vicente. Cerca de 600 professores são esperados para o evento que será realizado na Associação dos Aposentados.

A iniciativa consolida a parceria entre o Sebrae Minas e as prefeituras municipais na implementação do empreendedorismo e da inovação no ambiente escolar.

“São ações que promovem uma transformação significativa nas salas de aula e na comunidade, ao inserir o empreendedorismo como parte do currículo escolar”, destaca a analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni.

Abrangência

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae, tem o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros nas redes pública e privada de ensino. Em 2023, ano em que o programa completou sua primeira década de existência, Minas Gerais obteve destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados. Apenas no Vale do Aço, já foram mais de 11.750 professores capacitados e 69332 estudantes impactados pelo programa.

SERVIÇO

Aulas inaugurais – Região do Vale do Aço

2/2 (segunda-feira)
Ipatinga
7h – Centro Cultural Usiminas
13h – Fadipa

3/3 (terça-feira)
Coronel Fabriciano
7h30 e 10h30 – Centro Cultural Usiminas

4/4 (quarta-feira)
Timóteo
17h às 21h30 – Associação dos Aposentados

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (31) 98250-1752
[email protected]

  • aula inaugural
  • coronel fabriciano
  • ipatinga
  • PNEE
  • programa nacional de educação empreendedora
  • Timóteo