“Sou de uma família simples. Deixei a zona rural de Porteirinha e vim para Montes Claros ainda adolescente, com a cara e a coragem. Com muito trabalho e capacitação, conquistei um negócio que é referência no setor da beleza na maior cidade do Norte de Minas”, resume a empreendedora Gabriela Carvalho, aos 36 anos de idade.
A proprietária do Stúdio Gabriela Carvalho, localizado na região central da cidade, construiu uma história marcada por determinação, aprendizado contínuo, superação de crises e amadurecimento pessoal e profissional. Natural de Mocambinho, distrito de Porteirinha, ela cresceu na zona rural. Ainda adolescente, demonstrava afinidade com o setor da beleza ao fazer penteados e alisamentos utilizando ferro quente, pois não tinha acesso às escovas e equipamentos profissionais.
Determinada a crescer profissionalmente, aos 17 anos, Gabriela mudou-se para Montes Claros, distante 170 quilômetros de sua cidade natal. Trabalhou como babá em uma casa de família, onde permaneceu por 11 anos. No período da manhã, dedicava-se aos estudos e cursos, e na parte da tarde conciliava o trabalho doméstico com o cuidado de uma criança. “Foi uma fase fundamental da minha vida. Recebi apoio, incentivo e oportunidades que me ajudaram no meu desenvolvimento, por isso, sou eternamente grata a essa família que me acolheu”, relembra.
Recomeços e confiança no próprio talento
Após investir em capacitações técnicas na área da beleza, Gabriela conseguiu emprego em um conhecido salão da cidade, onde trabalhou por seis anos. Com experiência prática e bom relacionamento construído com os clientes, em 2013, deu um passo importante: abriu o próprio espaço em parceria com outra profissional. No entanto, divergências na forma de gestão do negócio resultaram no fim da parceria, e ela precisou recomeçar.
Alugou uma pequena sala no centro da cidade, que dividiu com outras profissionais. Pouco tempo depois, recebeu uma proposta para atuar em um local maior. Sem condições financeiras para arcar com o aluguel, contou com o apoio dos proprietários, que confiaram em seu potencial e flexibilizaram o pagamento. Com o crescimento da clientela, a empreendedora percebeu a necessidade de investir em gestão empresarial.

Visão estratégica
Para ter um olhar mais amplo sobre o negócio, Gabriela passou a fazer parte da Central de Empresários da Beleza (CEB), iniciativa articulada pelo Sebrae Minas para estimular a cooperação e o fortalecimento dos empreendedores do setor. Ela participou de cursos nas áreas de atendimento, vendas e gestão, além de integrar o Programa Agente Local de Inovação (ALI). Também esteve em missões técnicas em São Paulo, onde conheceu grandes feiras do setor e ampliou sua visão estratégica.
“Passei a enxergar minha empresa de forma mais profissional, com segurança para tomar decisões e planejar o crescimento do negócio. Isso se traduziu em uma condição financeira melhor e qualidade de vida”, conta. Ela também lembra de um dos períodos mais desafiadores, com a chegada da pandemia, em 2020. “Tive de me adequar às novas exigências sanitárias e migrar para um espaço maior, com atendimento individualizado por ambiente, o que elevou os custos com aluguel”, explica.
Neste período, a empresa chegou a ter 18 colaboradores, e todo o conhecimento adquirido em gestão foi essencial para atravessar a crise e manter o negócio ativo. Superada a pandemia, no fim de 2023, Gabriela enfrentou um novo desafio: o diagnóstico de Síndrome de Burnout, decorrente do acúmulo de trabalho e as preocupações de uma gravidez. Para cuidar da saúde, afastou-se das atividades por um ano.

Reinvenção e experiência acolhedora
Ao retomar às atividades, a empreendedora decidiu remodelar completamente o negócio. Mudou de endereço e optou por um espaço mais moderno, acolhedor e conectado à natureza. Além dos serviços de beleza, passou a oferecer uma experiência de bem-estar, relaxamento e cuidado integral. “Eu senti que as clientes também precisavam desacelerar. Hoje, minha empresa é um lugar de acolhimento, com plantas, passarinhos, pets e um ambiente que promove conexão e tranquilidade”, explica.
Atualmente, o Stúdio Gabriela Carvalho é referência em terapia capilar, manicure, design de sobrancelhas e serviços estéticos, e consolidou-se como um negócio sustentável, com equipe mais enxuta e foco na excelência do atendimento. “Sou sonhadora e gosto de sair da zona de conforto. Quero crescer com responsabilidade, mantendo o padrão de acolhimento que construímos. Empreender exigiu coragem, mas significou a conquista de estabilidade e autonomia em um mercado promissor”, finaliza.
Conheça o negócio da Gabriela Carvalho. Visite a página no Instagram: @studiogabrielacarvalhoO
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark) 38 99927 1615
[email protected]

