Com o objetivo de auxiliar a retomada econômica de empresas dos setores de bares, restaurantes e eventos, foi lançado nesta quinta-feira (29) o 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba. Durante um mês, 20 restaurantes participarão de uma competição culinária com pratos produzidos especialmente para o evento, utilizando carne e leite de gado Zebu.
O festival é realizado pelo Sebrae Minas, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Prefeitura de Uberaba, Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (Amee), Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Uberaba (Sinhores), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e pelo Projeto Geopark Uberaba.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acredita que este seja o pontapé para a retomada econômica no município e um incentivo à cultura. “Estamos tendo a chance de alavancar esses setores tão primordiais para nossa economia e o turismo”, afirma.O festival será encerrado nos dias 27 e 28 de novembro, com uma grande festa no Mirante Uberaba – Parque Netinho Guaritá, com shows de artistas locais e atrações nacionais, como Wilson Sideral e Sandra de Sá.
O festival será encerrado nos dias 27 e 28 de novembro, com uma grande festa no Mirante Uberaba – Parque Netinho Guaritá, com shows de artistas locais e atrações nacionais, como Wilson Sideral e Sandra de Sá. Ao todo, 50 bandas vão se apresentar no evento.
-
Consultoria especializada
Para que os participantes pudessem conseguir resultados ainda mais positivos durante os dias do evento, o Sebrae Minas disponibilizou consultores, que compartilharam dicas sobre gestão financeira, e levou um chefe de cozinha aos estabelecimentos para auxiliar os empresários na formulação e apresentação do prato e na construção do cardápio.
“Estamos trabalhando a base. Oferecendo todo o apoio em termos de gestão para os participantes, para que possam aproveitar o Festival e alcançar os resultados esperados, como o aumento do faturamento”, frisa a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues.
A sócia-idealizadora do restaurante Laboratório 96, Leti Rezende, está animada com a iniciativa, principalmente porque veio em um momento de crise para o setor. “É uma oportunidade para nós, donos de bares, nos conectarmos, fazermos ações em conjunto e termos uma divulgação ampla de nossos negócios.”
O festival
O público do festival poderá conhecer as receitas produzidas pelos 20 restaurantes participantes e votar em seus pratos preferidos. A competição se encerra no dia 24 e os restaurantes vencedores serão anunciados no dia 28 de novembro, finalizando o festival. A premiação acontece no dia 13 de dezembro, no Parque Fernando Costa. Quem prestigiar o evento, além da gastronomia, também terá a oportunidade de assistir a apresentações musicais.
O 1º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba tem como patrocinadores master a Itaipava e a ABCZ, além do patrocínio da TV Integração e Sicoob Credimed e parceria institucional da CNC, pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicomério Uberaba. A iniciativa também conta com o apoio do Convention Bureau, Fiemg, Cigra, CDL, Contur, Circuito Turístico Rota do Triângulo e Sesi Minas.
Confira a lista de estabelecimentos participantes no Instagram do evento
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Pituca Ferreira – (34) 99107-3972 | (34) 99972-0592
-
Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255
