Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN MG Atualização
Compartilhe
ASN MG Atualização
Compartilhe

A série de feitos recentes não deixa dúvidas: quatro medalhas de Ouro e uma de Prata no 1º Concurso Mineiro de Cervejas em Juiz de Fora (em abril de 2025); destaque como a terceira e a quarta melhores cervejas do festival; melhor mestre cervejeiro; e terceira melhor cervejaria de Minas Gerais. Em curto espaço de tempo, estas são algumas das conquistas da cervejaria juiz-forana Buonacerva, que coleciona premiações desde 2022, com sua primeira participação no TremBier Festival – Festival de Cerveja Artesanal e Cultura de Tiradentes.

Alexandre conheceu aos poucos o universo da cerveja artesanal, participou de consultorias e viu o negócio prosperar

Há cinco anos no mercado, o negócio criado por Alexandre Laguardia dos Santos, de 55 anos, mudou de patamar. Ele fabrica cervejas e chopes especiais e artesanais, com foco na busca pela perfeição e qualidade. “Optei por sair um pouco do mercado e do óbvio. Meu negócio não é uma fabricação de volume. Trabalho com atendimento humanizado e entrego experiência sensorial em cada cerveja elaborada. Vendo ‘felicidade’ e ‘verdade’ em nossos produtos”, ressalta.

Contra as probabilidades

Segundo o empresário, a criação da Buonacerva não foi premeditada. “Fui conhecendo aos poucos o universo da cerveja artesanal. Minha primeira experiência ocorreu em 2010. Apesar de não ter sido muito boa, enxerguei uma oportunidade na área”, lembra. Além de Alexandre, que atua diretamente na produção, a equipe é composta pela esposa Carla Mazzei Santos, responsável pela parte comercial da empresa, e a cunhada, Cariza Ribeiro Mazzei, que atua no financeiro.

O empreendedor conta que, inicialmente, ouviu muitos “nãos” de quem dizia não ser possível produzir cerveja daquela forma, em pequenos volumes. “Era um desafio para o meu negócio, além do baixo investimento inicial e da falta de crédito. Ainda havia margem apertada, custos relativamente altos, impostos e participação em eventos cada vez mais caros”, explica.

O primeiro contato do cervejeiro com o Sebrae Minas, em 2022, durante o festival TremBier, permitiu uma visão nova em relação à gestão da empresa. “Desde então, começamos a caminhar juntos, por meio de consultorias e projetos. Participei de capacitações sobre planejamento tributário, controle de gastos e produtividade. Isso tem ajudado bastante o meu negócio”, sublinha.

Cervejas premiadas

Além dos prêmios conquistados no 1º Concurso Mineiro de Cervejas, a Buonacerva tem outros destaques no currículo: premiações nas edições de 2022 a 2025 do TremBier; prêmio no Festival Brasileiro da Cerveja de 2024, em Blumenau-SC; uma medalha de Ouro no Brazilian International Beer Awards (BBA) – competição internacional ocorrida na Bahia em 2024; e quatro notas comerciais no Concurso Brasileiro da Cerveja de 2025, em Balneário Camboriú.

Ainda com os reconhecimentos, Alexandre quer ampliar os pontos de venda de seus produtos. Para isso, ele investe em consultorias sobre processos de fabricação e elaboração de receitas, novas técnicas de produção e novos insumos. “Por meio do Pronampe, fiz alguns investimentos na empresa, e o resultado tem sido satisfatório, com ligeiro crescimento nas vendas”, destaca.

Para quem está começando no empreendedorismo, o empresário deixa uma dica valiosa. “Estude, estude e estude! Conhecimento é a chave para o sucesso. Se for empreender, conheça a fundo o seu segmento, assim como a tributação e a legislação do mercado”, finaliza.

-

Assessoria de Imprensa | Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes

Luciana Grillo – (32) 99925-9134

[email protected]

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas