ASN MG
Compartilhe

Expoqueijo consagra queijo italiano

Realizado em parceria com o Sebrae Minas, evento também teve como destaques queijos peruanos
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

O queijo italiano Bra Duro Dop, fabricado na região de Piemonte, com 15 meses de maturação, foi o campeão Super Ouro do Araxá International Cheese Awards, concurso realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, durante a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. Para conferir toda a premiação, clique aqui.  

O concurso internacional foi disputado por mais de 800 queijos – 550 mineiros, 213 de outros estados brasileiros e 48 internacionais. O júri foi formado por analistas sensoriais, especialistas em queijos, professores e comerciantes. 

Os queijos inscritos no certame foram distribuídos em cinco famílias, de acordo com suas características, e nas seguintes categorias: massas lácticas; massas moles; massas prensadas não cozidas (cruas); massas semi cozidas; massas cozidas; massas filadas e fundidos e inovadores (condimentados, imersos em bebidas etc.). 

Destaque também para os queijos peruanos, que inscreveram 11 marcas, seis delas premiadas com medalhas – três de ouro, duas de prata e uma de bronze.  

Participaram da solenidade de premiação o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões; o presidente da Emater-MG, Otávio Maia; o deputado estadual Bosco e integrantes da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), instituição italiana responsável pela curadoria do concurso.  

Além das palestras técnicas e degustações, o público presente teve a oportunidade de participar da feira gastronômica e de assistir a várias apresentações artísticas. “A feira reuniu produtores renomados, dispostos a compartilhar suas experiências mundialmente aprovadas”, pontuou o analista do Sebrae Minas Alessandro Henrique de Souza. 

A Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards foi realizada pela Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da CBMM. Bem Brasil, Satis, Click Telecom e Codemig também patrocinaram o evento, que contou com a parceria de Sebrae Minas, Onaf, AmiQueijo, Aqmara, Entreposto São Pedro, Faemg, Fiemg, Prefeitura Municipal de Araxá, IMA, Epamig, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  

Para 2022, o evento já tem data marcada: 11 a 14 de agosto. 

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Pituca Ferreira – (34) 99107-3972 | (34) 99972-0592

[email protected]

-

Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255

[email protected]

-

-