De 8 a 10 de agosto, a cidade de Januária, no Norte do estado, irá receber o 4º Festival Gastronômico e Cultural – Sabores do Sertão Mineiro. O evento, realizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae Minas, vai revelar os melhores pratos servidos em oito restaurantes do município que participam do programa Prepara Gastronomia – iniciativa da entidade para capacitar os pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar.
Os empreendedores criaram receitas exclusivas, com ingredientes regionais que valorizam os sabores e saberes da tradicional culinária do sertão. Os pratos participantes do Festival estão disponíveis nos restaurantes para serem degustados e avaliados. Os clientes recebem um QR Code para dar nota em itens como: sabor, criatividade, apresentação, harmonização dos ingredientes e atendimento. Além da votação do público, durante o Festival os pratos serão degustados e avaliados por um corpo técnico de jurados. No último dia, será divulgado o resultado.
O empresário Luiz Guilherme Malta, do Restaurante Sabor & Saúde, destaca que a competição “permite entender melhor o que é oferecido ao cliente, e os pontos que devem ser melhorados. O objetivo não é apenas ganhar como o melhor prato, mas, principalmente, aprender e oferecer qualidade na comida e no atendimento”, afirma.
A analista do Sebrae Minas Aline Magalhães ressalta que o trabalho de capacitação, consultorias e suporte técnico busca auxiliar estes estabelecimentos a oferecerem experiências gastronômicas diferenciadas. “O festival apresenta os resultados do nosso trabalho com este público, e a qualidade da culinária sertaneja”, frisa.

Cozinha-Show
O Festival terá ainda a Cozinha Show, um espaço dedicado à demonstrações culinárias, ao vivo. Nesta edição, o público poderá acompanhar o chef Afonso Bicalho na preparação de um “Arroz de Barranqueiro” – Arroz com Peixe Seco, Bacon e Calabresa, Legumes Coloridos e Tomates Confitados, em que ele irá compartilhar técnicas, dicas e segredos da gastronomia que contribuem para o aprendizado e a valorização da cozinha regional de forma prática e interativa.
Confira os estabelecimentos e os pratos que estão concorrendo:
Brutus Pub – Segredos de Minas: Sanduíche de pão francês, carne suína desfiada, molho secreto, queijo, vinagrete tropical e alface da horta.
Black Sab’bar – Januária Heep: Filé de Curimatã empanado ao molho de moqueca do cerrado.
Canoeiro Fast Food – Lampião: carne bovina no fogo, steak de frango recheado por muçarela e peito de peru, creme de milho cremoso e alface fresca no pão de brioche.
Companhia do Espeto – Lombo à Januária: Lombo suíno ao molho de rapadura e tomates, sobre purê rústico de cabotiá defumada e queijo minas.
Coisas da Roça – Sabores da Roça: Cortes de suíno acompanhados por vinagrete de feijão catador e farofa coisas da roça.
Restaurante Sabor & Saúde – Trupico Mineiro: Bolinhos de feijoada recheados por couve refogada, bacon e calabresa.
Pequitina – Alinhada com Pequitina: Arroz com frango suculento e pequi fatiado.
Wback Hamburgueria & Restaurante – Wback Pescador: Gratinado de peixe com purê de banana da terra, molho bechamel, castanha de pequi e queijos.
Potencial Turístico
Em Januária, está localizada a entrada para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu que, no último dia 13 de julho, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade. A expectativa é de um aumento expressivo na visitação nacional e internacional, com impactos diretos na geração de emprego e renda. Além de fortalecer o turismo de natureza, o título consolida o território como um destino de turismo arqueológico, cultural, indígena e ecológico.
SERVIÇO
4º Festival Gastronômico e Cultural de Januária
Local: Praça Getúlio Vargas
Dias: 8 a 10 de agosto
Horário: a partir das 18h
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615
[email protected]
