Entre os dias 24 e 27 de julho, o Sebrae Minas estará presente na 15ª edição da Festa do Queijo de Ipanema (MG), um dos mais tradicionais eventos da região do Rio Doce. O encontro prevê a presença de milhares de visitantes para celebrar a cultura e as tradições mineiras com uma programação repleta de atrações gastronômicas, artísticas e a exposição de iguarias em versões gigantes, como o já consagrado maior queijo do mundo.
No estande do Sebrae Minas, o público poderá obter informações sobre as iniciativas voltadas à Educação Empreendedora, um dos três pilares de atuação da entidade. Um dos destaques será o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), iniciativa que visa capacitar educadores para disseminarem a metodologia e levarem conteúdos de empreendedorismo para as salas de aula de diferentes níveis da educação, da básica à superior.
O Sebrae Minas também irá levar para o evento informações sobre os cursos técnicos gratuitos em Administração ou Marketing do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) – projeto social da Escola do Sebrae, que alia formação técnica e vivência empreendedora para estudantes e egressos do Ensino Médio da rede pública. As inscrições para o programa estão abertas em várias cidades do estado e devem ser feitas diretamente nas escolas que ofertarão o curso do NEJ. Confira aqui a lista completa das instituições.
De acordo com o analista do Sebrae Minas Marcelo Gonçalves, a expectativa é ampliar o alcance das iniciativas e incentivar a cultura empreendedora desde a base, a fim de formar cidadãos capazes de identificar oportunidades, resolver problemas e transformar a realidade à sua volta. “A Festa do Queijo é uma excelente oportunidade para conectar os jovens com o universo do empreendedorismo, especialmente em um ambiente que valoriza a tradição, a criatividade e o potencial local”, destaca.
Educação empreendedora desde a base
Há mais de 30 anos, a o Sebrae Minas desenvolve diversos projetos e soluções para impulsionar a cultura empreendedora em instituições de ensino da rede pública e privada. Uma delas é o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), iniciativa que visa capacitar educadores para disseminarem a metodologia nas salas de aula, estimulando o desenvolvimento de comportamentos empreendedores entre os estudantes.
Em 2024, Minas Gerais foi destaque pela atuação no programa, sendo o estado com o maior número de atendimentos a professores no país. Ao todo, foram mais de 65 mil educadores capacitados e mais de 627 mil estudantes impactados, em mais de 800 municípios do estado.
Metodologia inovadora – NEJ
O NEJ é um projeto social da Escola do Sebrae que oferece uma vivência prática do mundo dos negócios para jovens que tenham concluído ou estejam cursando o 2º e 3º anos do Ensino Médio, na rede pública ou pela modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, o curso promove o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, como autonomia, pensamento crítico e protagonismo juvenil. A proposta é formar cidadãos empreendedores, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida.
De acordo com o Sebrae, desde que foi fundado, em 2010, o NEJ já formou mais de 4,2 mil estudantes em Minas Gerais, e a partir do segundo semestre deste ano terá uma expansão recorde. Em parceria com o Governo do Estado, o curso será aplicado em mais de 170 escolas estaduais, abrindo mais de 5 mil vagas só em Minas Gerais.
-
15ª Festa do Queijo de Ipanema
Data: 24 a 27 de julho de 2025
Local: Praça da Paz, em Ipanema-MG
Informações no site do evento: festadoqueijoipanema.mg.gov.br
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira – (31) 98250-1752

