Produtores de queijo e requeijão de Porteirinha, Serranópolis de Minas e Catuti, no Norte de Minas, que integram a Associação dos Produtores de Queijo da Serra Geral (Aproqueijo), conquistaram destaque no Prêmio Queijo Brasil, realizado entre os dias 10 e 13 de julho em Blumenau (SC). Ao todo, foram conquistadas 17 medalhas: seis de ouro, sete de prata e quatro de bronze, entre mais de 2.291 amostras inscritas de 320 cidades de todo o país.
A participação no evento contou com o apoio do Sebrae Minas e das prefeituras locais, além de proporcionar aos produtores a oportunidade de expor e comercializar seus produtos. A produtora Rubnei Santos Gomes, da Rubi Queijaria, foi uma das premiadas, conquistando duas medalhas: prata na categoria queijo trancinha e bronze com queijo de massa cozida com condimento.
Ela celebra mais uma conquista: “É muito emocionante e gratificante, não só para nossa queijaria, mas para toda a cidade e região. É fruto de um trabalho feito com amor e dedicação”, afirma.
Destaques das medalhas
· Ouro: requeijão do norte (Fazenda Guarazinho); requeijão moreno (Requeijão Vó Luzia); doce de leite xodó (Queijaria Xodó); queijo cozido palito condimentado (Queijaria Xodó); requeijão moreno artesanal (Requeijão MJ); manteiga refazenda alho negro (Requeijão MJ).
· Prata: doce de leite xodó com café (Queijaria Xodó); queijo minas (Queijaria Xodó); queijo cozido palito (Queijaria Dona Saúde); queijo cozido nozinho (Queijaria Dona Saúde); queijo cozido trancinha (Queijaria Dona Saúde); queijo Rubi trancinha (Fazenda Bom Sucesso); queijo minas artesanal (Fazenda 3J).
· Bronze: queijo cozido maturado (Queijaria Dinda); queijo minas artesanal (Recanto do Queijo); queijo palito (Queijaria Xodó); queijo de massa cozida com condimento Rubi (Fazenda Bom Sucesso).
Apoio e reconhecimento
Os produtores de Porteirinha e da Serra Geral contam com o suporte do Sebrae Minas na aquisição de cursos, capacitações e ações voltadas ao acesso a novos mercados e participação em feiras nacionais e internacionais. “Ver esses resultados conquistados nos mostra o impacto do trabalho desenvolvido pelo Sebrae e parceiros. Seguiremos apoiando esses produtores para que eles aprimorem cada vez mais seus produtos para gerar riqueza para o território”, destaca a analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo.
O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, também destacou a importância da conquista: “Acompanhamos esses produtores há mais de 12 anos. Agora, estamos colhendo os frutos. Essas premiações reconhecem a luta e o trabalho deles, que hoje têm a qualidade dos produtos reconhecida em todo o país”.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte
Cida Santana (Stark)
(38) 99927-1615

