ASN MG Atualização
Compartilhe

Produtores da Serra Geral conquistam 17 medalhas no concurso nacional de queijos

Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC), reuniu mais de dois mil produtos de 320 cidades
Por Cida Santana
ASN MG Atualização
Compartilhe

Produtores de queijo e requeijão de Porteirinha, Serranópolis de Minas e Catuti, no Norte de Minas, que integram a Associação dos Produtores de Queijo da Serra Geral (Aproqueijo), conquistaram destaque no Prêmio Queijo Brasil, realizado entre os dias 10 e 13 de julho em Blumenau (SC). Ao todo, foram conquistadas 17 medalhas: seis de ouro, sete de prata e quatro de bronze, entre mais de 2.291 amostras inscritas de 320 cidades de todo o país.

A participação no evento contou com o apoio do Sebrae Minas e das prefeituras locais, além de proporcionar aos produtores a oportunidade de expor e comercializar seus produtos. A produtora Rubnei Santos Gomes, da Rubi Queijaria, foi uma das premiadas, conquistando duas medalhas: prata na categoria queijo trancinha e bronze com queijo de massa cozida com condimento.

Ela celebra mais uma conquista: “É muito emocionante e gratificante, não só para nossa queijaria, mas para toda a cidade e região. É fruto de um trabalho feito com amor e dedicação”, afirma.

Destaques das medalhas

· Ouro: requeijão do norte (Fazenda Guarazinho); requeijão moreno (Requeijão Vó Luzia); doce de leite xodó (Queijaria Xodó); queijo cozido palito condimentado (Queijaria Xodó); requeijão moreno artesanal (Requeijão MJ); manteiga refazenda alho negro (Requeijão MJ).

· Prata: doce de leite xodó com café (Queijaria Xodó); queijo minas (Queijaria Xodó); queijo cozido palito (Queijaria Dona Saúde); queijo cozido nozinho (Queijaria Dona Saúde); queijo cozido trancinha (Queijaria Dona Saúde); queijo Rubi trancinha (Fazenda Bom Sucesso); queijo minas artesanal (Fazenda 3J).

· Bronze: queijo cozido maturado (Queijaria Dinda); queijo minas artesanal (Recanto do Queijo); queijo palito (Queijaria Xodó); queijo de massa cozida com condimento Rubi (Fazenda Bom Sucesso).

Apoio e reconhecimento

Os produtores de Porteirinha e da Serra Geral contam com o suporte do Sebrae Minas na aquisição de cursos, capacitações e ações voltadas ao acesso a novos mercados e participação em feiras nacionais e internacionais. “Ver esses resultados conquistados nos mostra o impacto do trabalho desenvolvido pelo Sebrae e parceiros. Seguiremos apoiando esses produtores para que eles aprimorem cada vez mais seus produtos para gerar riqueza para o território”, destaca a analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo.

O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, também destacou a importância da conquista: “Acompanhamos esses produtores há mais de 12 anos. Agora, estamos colhendo os frutos. Essas premiações reconhecem a luta e o trabalho deles, que hoje têm a qualidade dos produtos reconhecida em todo o país”.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Norte

Cida Santana (Stark)

(38) 99927-1615

[email protected]

  • Norte de Minas
  • Porteirinha
  • premiação
  • Queijo