ASN MG Atualização
Compartilhe

Evento discute acesso a crédito e oportunidades financeiras para mulheres empreendedoras

Iniciativa teve o objetivo de impulsionar o empreendedorismo feminino e estimular o acesso a crédito, por meio do 100% de aval oferecido pelo Fampe
Por Karla Lamounier
ASN MG Atualização
Compartilhe

O acesso a crédito e novas oportunidades financeiras para mulheres empreendedoras foram o tema do evento realizado ontem (22/05), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento “Momento Gerencial” reuniu autoridades de instituições financeiras e do Sebrae para debaterem as oportunidades oferecidas pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) às mulheres empreendedoras.

Desde 31 de março, as empreendedoras passaram a contar com 100% de garantia nas operações de crédito pelo Fampe. Antes, essa garantia cobria até 80% do valor da operação. Isso significa, na prática, maior facilidade de acesso das mulheres ao crédito, menor desigualdade e mais oportunidades para expandirem seus negócios.

Na abertura do evento, o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, ressaltou a importância do trabalho do Sebrae no fomento ao empreendedorismo feminino e acesso ao crédito.

“Em Minas, mais de 40% dos pequenos negócios são liderados por mulheres. O Sebrae tem iniciativas voltadas ao público feminino em todo o estado, e fazemos algo essencial, que é orientar as empreendedoras na tomada de crédito, desde a obtenção, até a melhor maneira de aplicar e utilizar os recursos” destacou. “Busquem sempre o apoio do Sebrae, estamos de portas abertas e queremos ser um aliado das empresas”, completou.

A gerente da unidade de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Georgia Nunes, destacou que, além de todas as desigualdades que as mulheres enfrentam no mercado, elas ainda têm mais dificuldade em obter crédito e pagam, em média, taxas de juros 4% mais altas do que os homens. “O que queremos é transformar essa realidade e ampliar as oportunidades financeiras para as mulheres. Esse evento faz parte da Caravana Sebrae Delas, que começou em março, no Mato Grosso do Sul, hoje passa por Belo Horizonte, e seguiremos por todo o país”, ressaltou.

“O objetivo desse evento é oferecer capacitação, levar informação e facilitar o acesso ao crédito, por meio da parceria com as instituições financeiras”, enfatizou.

Georgia Nunes, do Sebrae NA, falou sobre a importância de facilitar o acesso a crédito às empreendedoras. Crédito: Amanda Ketly
Georgia Nunes, do Sebrae NA, falou sobre a importância de facilitar o acesso a crédito às empreendedoras. Crédito: Amanda Ketly

Durante o evento, as empresárias puderam receber atendimento especializado por representantes das instituições financeiras: Sicoob, Sicredi, Banco do Nordeste, BDMG, Cresol e Banco Original. O evento teve ainda, palestras e painel sobre finanças, crédito, acesso a mercados e empreendedorismo feminino.

A Caravana Sebrae Delas vai percorrer todo o Brasil ao longo de 2025 e 2026 para incentivar o empreendedorismo entre as mulheres. A cada cidade percorrida, o Sebrae vai levar palestras, capacitações, rodadas de negócios e agentes bancários para atendimentos durante o evento.

Painel discutiu oportunidades e acesso a crédito para mulheres empreendedoras. Crédito: Amanda Ketly
Painel discutiu oportunidades e acesso a crédito para mulheres empreendedoras. Crédito: Amanda Ketly

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9139/9271/9275

[email protected]

  • acesso a crédito
  • caravana sebrae delas
  • Empreendedorismo feminino
  • FAMPE
  • mulheres empreendedoras