Se as viagens para o exterior ficam em segundo plano, em razão da alta do Dólar e do Euro em relação ao Real, os atrativos naturais e o ecoturismo se tornam uma opção satisfatória para os brasileiros que querem sair da rotina ou curtir férias. O turismo sustentável aparece entre os destinos preferidos para 16% dos brasileiros, de acordo com levantamento recente do Ministério do Turismo e da Nexus Pesquisa Inteligência de Dados. Segundo a pesquisa, as praias ficam no topo da lista, sendo a escolha de 35% da população, seguida dos locais de belezas naturais, umas das riquezas de Minas Gerais. Já as atrações culturais ou históricas e as atividades que envolvem saúde e bem-estar obtiveram 7% da preferência dos brasileiros.
Apesar da preferência nacional por regiões praianas, os destinos mineiros, consolidaram sua liderança no turismo do país, em 2024, com um crescimento de 100% acima da média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Minas Gerais apresenta diversos produtos turísticos que atraem milhares de visitantes e reafirmam o setor como fundamental no desenvolvimento econômico, respondendo por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Ao todo, mais de 32 milhões de turistas visitaram Minas em 2024.
O Sebrae Minas trabalha, continuamente, com ações para qualificação dos empreendedores de forma a proporcionar a melhor imersão aos turistas, atrair novos visitantes e gerar emprego e renda para as cidades e povoados localizados ao longo do percurso.
“Por meio do programa Check-in Turismo, buscamos estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências para Minas Gerais. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões, gerando maior concentração de turistas em todo o estado e novas possibilidades de negócios. Contamos com uma variedade de destinos que aliam natureza, turismo de aventura e culinária local, mostrando ao mundo o que Minas Gerais tem de melhor”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Em parceria com a Secretaria de Estado, Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a instituição também desenvolveu diversos destinos com o intuito de fortalecer a atividade turística no estado, a partir da ampliação da oferta de produtos com potencial para atrair mais visitantes, impulsionando a geração de emprego e renda no estado. Ao lado do Governo de Minas, o planejamento prevê a promoção de 16 rotas turísticas até 2026.
Em Minas Gerais, o que não faltam são destinos que valorizam as belezas naturais e as experiências de saúde e bem estar. Veja algumas opções:
Rota Bahia-Minas
Localizada a 515 km de Belo Horizonte, a Rota Bahia-Minas – caminho por onde passava a antiga ferrovia, que ligava o Sul da Bahia aos vales do Jequitinhonha e Mucuri – é um percurso de cicloturismo repleto de paisagens naturais com matas intocadas, montanhas, cachoeiras, pontilhões e túneis centenários. O destino passa por: Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas. A inclusão da rota como prioritária no estado fortalece ainda mais o trabalho realizado desde 2022 para alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico local, gerando novas oportunidades de negócios para a região.
Geoparque Uberaba
Fósseis de dinossauro, religiosidade e agronegócios são atrativos que transformaram Uberaba, no Triângulo Mineiro, em um importante destino turístico do estado. O ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’ recebeu o reconhecimento pela Unesco, em março do ano passado. O Aeroporto Mário de Almeida Franco registrou um aumento significativo no fluxo de passageiros no município. Em dezembro de 2024, o crescimento foi de 29,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo dados da Aena Brasil, administradora do aeroporto, foram 9.636 embarques e desembarques no último mês do ano. No acumulado de janeiro a dezembro de 2024, mais de cem mil (110.255) passageiros passaram pelo local, um aumento de 22% em comparação ao mesmo período de 2023. O terminal teve um dos maiores crescimentos entre os aeroportos brasileiros.
O resultado reflete o potencial do município. Uberaba recebe apoio do Sebrae Minas, da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para se transformar em uma das principais rotas turísticas de Minas Gerais. Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Além de iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba e articulação de novas parcerias públicas e privadas.
O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -; ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -; e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.
O ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’ é o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional. A certificação é dada aos territórios que têm sua história e cultura preservadas de forma sustentável. São locais propícios para estudos científicos, educação ambiental e turismo responsável, contribuindo para o crescimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural e cultural.
Serra da Canastra
Localizada entre o Oeste e Sul de Minas Gerais, a Serra da Canastra está rodeada de quilômetros de paisagens naturais típicas do Cerrado brasileiro, como cachoeiras. A região já conhecida pela qualidade do Queijo Minas Artesanal – iguaria que recebeu, em 2012, a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP). De acordo com a Associação dos Produtores do Queijo Canastra (Aprocan), a Canastra tem 800 produtores que juntos fazem, anualmente, mais de seis mil toneladas de queijo que são vendidas para todo o país.
O território se destaca também pela produção de cafés especiais. A região é responsável por uma produção de 750 mil sacas de 60 quilos por ano. Em 2023, a Associação dos Cafeicultores da Canastra e o Sebrae Minas lançaram a marca território “Café da Canastra”, uma estratégia de promoção e posicionamento do produto no mercado para fortalecer a união dos produtores e a identidade do território.
No mesmo ano, a Região da Canastra foi a sexta no estado a receber a IG na produção de café. O registro obtido na modalidade Denominação de Origem (DO), a mesma já adquirida pelas regiões Mantiqueira de Minas (em 2020) e Cerrado Mineiro (em 2013).
Cordilheira do Espinhaço
Reconhecida como Patrimônio Natural pela Unesco, a Cordilheira do Espinhaço é a única cordilheira no território brasileiro, com uma extensão de cerca 1 mil km que vai desde o sul de Minas Gerais até o norte da Bahia. Combinando turismo rural, atividades contemplativas e hospedagens sustentáveis, a região proporciona um refúgio para o silêncio e a reconexão com a natureza. Os roteiros que atravessam o Cerrado do “Grande Sertão: Veredas” contemplam 172 cidades brasileiras, incluindo, Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Serro, Diamantina, Porteirinha, Mato Verde, Espinosa, Turmalina, Monte Azul, entre outras.
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Situado entre os municípios de Januária e Itacarambi, no Norte do estado, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um dos patrimônios naturais mais importantes do Brasil e do mundo, com vestígios de ocupação humana que datam de 12 mil anos. Compreende um conjunto de sítios arqueológicos e pinturas rupestres com mais de 180 cavernas e grutas. A área total do parque é de 156 mil hectares. Um dos destaques é a Gruta do Janelão que, na sua parte principal, tem altura e largura que chegam a 100 metros. Na gruta está a Perna da Bailarina, estalactite que defende o título de maior do mundo com 28 metros de comprimento.
Serra do Cipó
A região da Serra do Cipó é destino certo para os amantes do turismo de aventura, gastronomia, amantes do esporte e para quem procura apenas um local tranquilo para relaxar. Localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte, recebeu o título de “Jardim do Brasil” devido à paisagem exuberante.
Tal paisagem é habitada por uma fauna também muito rica, com destaque para os insetos, uma enorme riqueza ainda por conhecer, por dezenas de anfíbios que desfrutam da infinidade de poças, nascentes e córregos; além de pássaros, mamíferos, répteis e uma imensidão de outras formas que convivem em um ambiente montanhoso originado com o soerguimento da Cadeia do Espinhaço há centenas de milhões de anos.
Vale além do Aço
O Vale do Aço, além de ser destaque quando o assunto é indústria metalmecânica, tem vasto potencial turístico conectado às paisagens naturais e rurais. A urbanização da região metropolitana composta por Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, remonta à época dos tropeiros, cujos descendentes ainda vivem na zona rural.
A riqueza cultural e histórica da região inspirou a criação de roteiros turísticos como Serra dos Cocais, Ipatinga Rural, Rota do Mutum e Vale dos Tropeiros Cicloturismo, promovidos pelo Sebrae Minas e pelo Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas. Essas rotas combinam ecoturismo, lazer ao ar livre, visitas a propriedades rurais, passeios por trilhas e cachoeiras, gastronomia e experiências culturais.
O Vale do Aço possui 198 atrações turísticas entre naturais, culturais e eventos, além de mais de 100 serviços gastronômicos, incluindo festivais renomados como Comida di Buteco, Rota dos Sabores e Ipatinga Gourmet. O acesso à região pode ser feito por carro, ônibus, via BR 381, trem ou avião, com desembarque no Aeroporto Regional do Vale do Aço.
Circuito das Águas
O Sul de Minas Gerais abriga uma das mais famosas riquezas naturais do país: o Circuito das Águas, localizado na Serra da Mantiqueira, que abriga um conjunto de cidades conhecidas por suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas e medicinais. A região, que engloba municípios como Caxambu, São Lourenço, Lambari, Cambuquira e Conceição do Rio Verde, atrai visitantes em busca de saúde, relaxamento e contato com a natureza.
A tradição do Circuito das Águas remonta ao período imperial, quando as propriedades de algumas fontes minerais começaram a atrair figuras ilustres, incluindo a Princesa Isabel do Brasil, em 1868. Com características únicas e diferentes composições químicas que podem auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde, como distúrbios digestivos, respiratórios e reumatológicos, ao longo dos anos, as águas minerais da Mantiqueira de Minas receberam cada vez mais notoriedade.
Em Caxambu, por exemplo, a maior estância hidromineral do Brasil, encontram-se águas naturalmente gaseificadas, ricas em sais minerais que favorecem a digestão e promovem a revitalização do organismo. O Parque das Águas de Caxambu é um dos principais atrativos da cidade, oferecendo diversas fontes para degustação e relaxamento.
São Lourenço, outro destino de destaque na Mantiqueira de Minas, possui um balneário famoso por suas águas medicinais, além de ampla estrutura turística, incluindo parque das águas completo com atividades variadas para pessoas de todas as idades, hotéis e feiras de produtos locais. Entre os atrativos turísticos, o passeio de Maria Fumaça “Trem das Águas” resgata a história da ferrovia na região, levando os turistas até Soledade de Minas.
Lambari, Cambuquira e Conceição do Rio Verde também possuem fontes minerais com características singulares. Enquanto as águas de Lambari são conhecidas por suas propriedades diuréticas e rejuvenescedoras, Cambuquira se destaca pelas águas levemente radioativas, indicadas para tratamentos de pele e fortalecimento do sistema imunológico. A água do município, inclusive, já recebeu o título de “melhor água da América Latina”, sendo destaque em diversos festivais de gastronomia, como Madrid Fusion, na Espanha.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275/9276