ASN MG
Compartilhe

Escolas de Itaúna celebram conclusão do 1º ciclo do ALI Educação Empreendedora

Programa do Sebrae Minas apoia instituições de ensino na adoção de práticas inovadoras no ambiente escolar
Por Thiago Carvalho
ASN MG
Compartilhe

Doze escolas municipais e duas estaduais de Itaúna irão receber, no dia 9 de dezembro, o certificado de participação e conclusão do primeiro ciclo do programa ALI Educação Empreendedora. A iniciativa promovida pelo Sebrae Minas, em 2024, teve o objetivo de incorporar a temática de inovação nas instituições de ensino, estimulando processos transformadores e o desenvolvimento de competências empreendedoras nos educadores e estudantes.

Entre as atividades realizadas no primeiro ciclo do programa, destaque para a criação de uma rádio na Escola Municipal Dona Dorica; a oficina de customização criativa: ‘Roupas que contam histórias’, promovida na Escola Estadual Geralda Magela Leão de Melo; e o projeto de ‘Gestão de finanças pessoais e comportamentos assertivos’, para pais de alunos da Escola Estadual Victor Gonçalves, elaborado em parceria com o CDE Itaúna.

Por meio do programa ALI Educação Empreendedora também está sendo desenvolvido um relatório de acessibilidade para a Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza, junto a um projeto de extensão do Departamento de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

A cerimônia terá início às 16h, no auditório Jorge Vasconcelos dos Reis, no Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI). A ação conta com o apoio do Centro de Desenvolvimento Econômico e Social (CDE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), SINDIMEI e Sicoob.

Metodologia

Todas as atividades do programa ALI Educação Empreendedora ocorrem por meio de visitas e orientação de uma Agente Local de Inovação (ALI), que realiza um diagnóstico das instituições, identifica os principais desafios e necessidades, e apresenta um plano de ação que será executado em parceria com os educadores e lideranças da escola. 

A agente Gislany Santos conta que um dos desafios foi alinhar as atividades às inúmeras demandas das instituições de ensino. “Conseguimos equilibrar profissionalismo e sensibilidade, com ações voltadas para temas como saúde mental, processo de adolescer (fase de transição entre a infância e a vida adulta), e valorização e integração dos funcionários. Tivemos apoio, também, de profissionais e empresas que se colocaram à disposição para compartilhar seus saberes”, conta.

Para o ano de 2025, a intenção é iniciar o segundo ciclo do projeto nas escolas estaduais de Itaúna, e promover a ampliação para outras cidades. O analista do Sebrae Minas Frederico Delfino destaca que o programa ALI é “um pilar estratégico muito importante para a sociedade, uma vez que está formando jovens empreendedores com perfil de liderança, além de levar inovação para a sala de aula, impactando a comunidade escolar”, ressalta.

SERVIÇO

Data: 09 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório Jorge Vasconcelos dos Reis – SINDIMEI – Rua Godofredo Gonçalves, 304 Centro

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]

  • ALI Educação Empreendedora
  • educação empreendedora
  • Itaúna
  • sebrae minas