O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), projeto social da Escola do Sebrae, abre inscrições para o processo seletivo 2025. Serão ofertadas 300 vagas gratuitas para os cursos técnicos em Administração ou Marketing, com ênfase em empreendedorismo. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pelo site escoladosebrae.com.br/projeto-social-nej até o dia 31 de janeiro de 2025.
Podem participar egressos ou estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino de Belo Horizonte ou Região Metropolitana, além de alunos do Ensino Médio dos projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os critérios e etapas estão disponíveis no edital no site da escola.
As aulas serão realizadas em formato presencial no campus da PUC São Gabriel, em Belo Horizonte, com duração de 11 meses, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Além do curso totalmente gratuito, o estudante terá ainda outros benefícios, como auxílio para transporte público (Ótimo ou BHbus), lanche, uniforme e material didático. O curso está previsto para começar em 03 de fevereiro de 2025.
“O curso estimula o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras e abre várias possibilidades para os estudantes, seja para atuar no mercado de trabalho, na gestão do próprio negócio ou para empreender na vida. O objetivo é formar jovens autônomos e protagonistas, capazes de gerar impactos e transformar a realidade em que estão inseridos”, destaca a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.
Histórico
Fundado em 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae nasceu com o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do Ensino Médio da rede pública acesso à formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios.
Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, o curso trabalha projetos mão na massa de empreendedorismo e gestão, soluções de problemas e fortalecimento de características como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Desde que foi criado, o NEJ já formou mais de 3.200 estudantes. Além da capital mineira, o projeto tem unidades em Contagem, Nova Lima, Vespasiano, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Ibirité, Itabira, Itabirito, Araxá, Ouro Preto, Patos de Minas, Santa Luzia, Toledo (PR), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
-
Processo seletivo Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) 2025
Cursos: Técnico em Administração ou Técnico em Marketing (gratuitos)
Vagas: 150 para cada curso (300 no total)
Turno: manhã (7h30 às 12h), tarde (13h20 às 17h50) ou noite (19h às 22h30)
Local do curso: PUC São Gabriel – Rua Walter Ianni, 255, São Gabriel – Belo Horizonte
Inscrições: até 31 de janeiro de 2025, pelo site escoladosebrae.com.br/projeto-social-nej
Mais informações: (31) 3379-9603 / (31) 9 9860-2328 (WhatsApp) ou [email protected]
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9271 / 9275