A Rodada de Negócios realizada durante a 9ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual, um dos principais eventos do setor no Brasil, movimentou quase R$ 750 milhões em prospecção de negócios. Entre os dias 12 e 14 de novembro, 48 players e 190 produtores independentes e criadores de conteúdos audiovisuais brasileiros, de 11 estados, participaram da iniciativa. No total, foram realizadas 383 reuniões e apresentados 289 projetos de animação, documentário, ficção e entretenimento nos formatos de longas e curtas metragens, telefilmes, seriados e outros.
Entre os players que participaram da Rodada de Negócios destacam-se Paramount, Warner Bros., Globoplay, Paris Entretenimento, O2 Filmes, TV Cultura e TV Globo. A iniciativa é importante para que os produtores estreitem as relações com grandes empresas do mercado, façam conexões com outros criadores de conteúdos e apresentem seus projetos com objetivo de chegar a um acordo que seja bom para ambos os lados.
O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destaca que a Rodada de Negócios é uma porta de entrada no mercado para produtores independentes. “Essa ação é uma oportunidade para fomentar a criação de negócios futuros e estabelecer novas parcerias, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento, na promoção e na visibilidade da indústria audiovisual brasileira, incluindo os pequenos negócios do segmento”, enfatiza.
Bons Negócios
O produtor executivo da Immagini Animation Studios Brasil, Luiz Fernando, participa desde a primeira edição da MAX. Ele conta que o evento foi importante para a carreira da produtora e como conseguiram uma parceria com a CineArt (que depois se uniu a Sony Pictures) para o longa de animação “Chef Jack, o cozinheiro aventureiro”, lançado em 2023.
“O longa foi o primeiro de animação de Minas Gerais. Foi a primeira obra distribuída por um player internacional. Foram mais de 50 mil pessoas na sala de cinema e foi o filme mineiro mais visto em 2023, além de ter figurado entre os top 20 do Brasil e ter chegado a mais de 40 países, com a parceria da HBO. Essas parcerias foram acontecendo ao longo do caminho, mas o início se deu na MAX. Então, é muito legal esse evento, porque alavancou a carreira da produtora”, enfatiza.
Thiago Welter é apresentador, ator e diretor e atua na Trupe Coletivo Audiovisual. Essa é a terceira vez que ele participa da MAX e da Rodada de Negócios. “Este ano, nós trouxemos quatro projetos. Participei de oito rodadas e tive contato com players muito importantes. Dos projetos que a gente apresentou, o ‘Teu Pet, Deu Match’ vai entrar nos canais do Grupo Stenna em 2025. É um programa de variedades, onde mostramos como um pet faz diferença na vida das pessoas. Minha expectativa é que o próximo ano seja de muito trabalho a partir das negociações e dos contatos feitos na MAX”, comemora.
Pela primeira vez na MAX, Fabiana Quinteiro participou da Rodada de Negócios representando os canais TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum, reconhecidos pelos conteúdos educativos e infantis. “Tive reuniões muito produtivas e especiais. Uma delas foi com o Tubarão Martelo, que eu tive a oportunidade de conhecer a marca, os conteúdos, os personagens. Eles têm tudo a ver com os nossos canais. Então, a gente já vai seguir daqui para fechar negócio”, pontua.
O produtor criativo executivo da Academia de Filmes, Eduardo Raccah, participou da Rodada de Negócios como player e conta que essa foi a terceira vez que veio para a MAX. “Esse evento é muito importante, porque a gente, como uma empresa de São Paulo, tem a necessidade de entender onde estão as histórias fora do eixo, os novos talentos. Estar em Minas Gerais, em Belo Horizonte, é essencial para conhecer esses talentos locais e as histórias da região”, enfatiza.
MAX LAB
Neste ano, o Sebrae Minas desenvolveu o MAX LAB, um laboratório exclusivo de capacitação para produtores independentes. A iniciativa preparou os projetos para serem apresentados nas Rodadas de Negócios e sessões de pitching, ampliando as possibilidades de negócios e o potencial dos projetos.
Os participantes tiveram acesso a conteúdo como film business (análise financeira e comercial de projetos), mecanismos e fontes de financiamentos, direitos e contratos, elaboração criativa de projetos, distribuição e comercialização. No total foram 75 empresas capacitadas, sendo 24 horas de oficinas e 45 horas de mentorias.
Encontro de Gigantes
A MAX – Minas Gerais Audiovisual é promovida pelo Sebrae Minas e foi realizada em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de mais de 630 pessoas, que participaram de palestras, oficinas, debates, pitching e painéis sobre negócios, políticas públicas, inovações, cultura e tendências ligadas ao audiovisual. A ação reuniu grandes nomes do segmento da indústria audiovisual e abordou temas relevantes para o futuro do mercado, como a regulação de serviços de vídeo-on-demand, a ascensão da inteligência artificial, a inserção global do conteúdo nacional e cases de sucesso.
As palestras e painéis contaram com a presença de Clarissa Orberg, head de parcerias de conteúdo para educação, saúde e entretenimento infantil do Youtube; Patrick Bruha, agente de negócios internacionais da TV Pinguim, responsável pelo Show da Luna; Daniela Evelyn, gerente de inteligência de mercado da Telecine; Juliana Soares, sócio-fundadora da Destemida Filmes; Leandro Soares, autor de “Vai que Cola”; Mariana Ricciardi, Produtora Associada Boiler, responsável pela série “Impuros”; uma parte da equipe da série “Cidade de Deus – A Luta Não Para”, Gustavo Gontijo, produtor executivo de desenvolvimento da O2 Filmes, Estevão Ribeiro, roteirista, e Renata Di Carmo, roteirista; entre outros.
Sobre a MAX
Desde 2016, a MAX é considerada o maior evento de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil com foco no mercado audiovisual. Seus pontos fortes são mediar os encontros entre produtores e exibidores, além de debates sobre o futuro do setor. É considerado o maior salão de negócios mineiro, inteiramente dedicado à promoção de agentes econômicos da indústria audiovisual.
A realização do evento pelo Sebrae Minas tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica. A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país.
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