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Quando a tradição e a eficiência andam de mãos dadas

Proprietária da Padaria Praça do Pão, em Sabará, conta sobre os desafios de gerenciar um negócio em uma cidade histórica
Por Aline Reis (Stark)
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Novos modelos de negócio desafiam empreendimentos tradicionais a se manterem competitivos. Para isso, alguns empresários estão buscando formas de continuarem relevantes no mercado e atrair novos clientes. É o caso da proprietária da Padaria Praça do Pão, Simone Reis, que atua há 23 anos no setor de panificação em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A empresária deixou a carreira de fonoaudióloga para se dedicar à padaria e, mesmo após anos de atuação, investe em capacitações para fortalecer o negócio. “Ainda não é um cenário perfeito. Por duas vezes, quase tive de fechar as portas, mas aprendi que não podemos acomodar. Recentemente, na parte de gestão de pessoal, foi realizado um alinhamento de expectativas entre os cargos de liderança, fato que melhorou o clima entre os funcionários e, consequentemente, o atendimento aos consumidores. Comércio é um aprendizado constante, como um MBA diário”, afirma.

Para coordenar a equipe, que conta com 18 colaboradores, e melhorar processos internos, Simone Reis participou de consultorias sobre gestão de pessoas e finanças. O investimento nas redes sociais colaborou para aumentar a carteira de clientes, com presença no Instagram e WhatsApp, além da venda por aplicativo de entrega. “Também estamos elaborando um projeto para reformar a loja. No entanto, todas essas ações terão resultado mediante a fidelização dos clientes locais, que são os nossos principais consumidores. Em função do tempo de mercado, conhecemos muitos deles e suas preferências. Logo, temos o desafio de melhorar constantemente o relacionamento com o cliente que já nos conhece”, explica.

Ao lado de outros empresários, Simone participou de uma missão técnica na Feira de Negócios da Indústria da Panificaão (Fipan), entre 23 e 25 de julho, em São Paulo. A iniciativa teve a realização da IEL, da Amipão e do Sebrae Minas.

Empresários mineiros participaram da Fipan, em São Paulo, em julho. Crédito: Divulgação

Desafios do mercado tradicional

É considerado “negócio tradicional” aquele que segue uma metodologia estabelecida na sociedade ao longo do tempo, transmitida de geração para geração, como mercearias, padarias, lojas de roupas, restaurantes, entre outros.

“As padarias, por exemplo, têm desafios específicos, como gestão de estoque, controle de qualidade e gerenciamento de custos, que podem ser reduzidos com adoção de estratégias e ferramentas adequadas. Implementar uma gestão financeira eficiente, inovar e desenvolver estratégias de marketing também podem melhorar as operações e aumentar a competitividade no mercado”, revela a analista do Sebrae Minas Lorena Melo, que ainda destaca a relação de proximidade desses negócios com a comunidade local e, muitas vezes, o fato de serem administrados por pessoas que vivem na região há muito tempo.

Ela listou cinco dicas para ajudar os empreendedores a se adaptarem aos novos modelos de negócios:

1. Fique de olho nas suas finanças. Ela é a base da sua empresa e, com um bom fluxo de caixa, vai te possibilitar tomar grande parte das decisões.

2. Invista no relacionamento da sua equipe. É muito importante promover o engajamento dos funcionários, criando e disseminando a cultura proposta pela empresa. Um ambiente saudável proporciona melhores resultados.

3. Busque inovação. Conheça estratégias adotadas não somente por outras padarias, mas em segmentos diversos como: hamburguerias, pizzarias, cafeterias ou supermercados. Se inspire e veja o que estes negócios têm de novidade, e que seja possível adequar à sua realidade.

4. Olhe para a maior vitrine do mundo: o digital. A maior parte dos consumidores está na internet. Utilize as redes sociais e outras plataformas de mídia digital para se conectar com seu público-alvo e divulgar o seu negócio.

5. E para todas essas dicas, conte com o apoio do Sebrae Minas. A entidade conta com a metodologia do programa Prepara Padaria, voltada para micro e pequenas empresas do setor de panificação. É um amplo suporte empresarial com consultorias, cursos, oficinas e orientações técnicas para as empresas do segmento no estado. Clique aqui para conhecer a iniciativa.

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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro

Aline Reis (Stark) – (31) 99934-0658

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