Três projetos da Escola do Sebrae, de Belo Horizonte, foram selecionados para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem. A 2ª edição do desafio mobilizou estudantes e professores de todo o Brasil, alcançando mais de 20 mil participantes e mais de 4 mil equipes inscritas. Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias do Futuro, o desafio é dividido em quatro categorias: Imagina, Cria, Inspira e Avança, cada uma destinada a um nível de escolaridade diferente (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Profissional e Superior).
Em cada categoria, foram selecionadas seis equipes, totalizando 24 equipes de Minas Gerais que irão para a próxima fase do desafio. O Desafio propõe que os estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia.
As equipes “Geração Futura”, “JFV Team” e “Next Dream” da Escola do Sebrae, se destacaram com projetos inovadores, o que garantiu a participação na etapa estadual da competição. O professor orientador, Alexandre Herculano do Vale, destaca que “a classificação de três equipes da Escola do Sebrae neste desafio demonstra o potencial dos nossos estudantes e como estão preparados para os desafios do mercado de trabalho. Essa iniciativa é muito importante para desenvolver competências essenciais como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, algo que sempre estimulamos em nossos estudantes, em todos os projetos da Escola”.
ALI Educação Empreendedora
Entre as selecionadas de Minas Gerais para a etapa estadual do desafio, também estão três equipes de escolas públicas, atendidas pelo programa ALI Educação Empreendedora do Sebrae. São elas: a equipe “Juntos na Criação”, da Escola Municipal João Fernandes dos Santos, de São João da Ponte/MG; a equipe “Liga da Vitória”, da Escola Municipal Rossana Ferreira Murta, de Coronel Murta/MG; e a equipe “PPPKM”, da Escola Estadual Professor Campos, de Itamarandiba/MG.
As escolas foram capacitadas por meio do programa ALI Educação Empreendedora, que visa apoiar as instituições de ensino na adoção de práticas de inovação que transformem o ambiente escolar. A gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, ressalta que “esse resultado revela o sucesso da metodologia do programa ALI para tornar as escolas mais inovadoras e desenvolver nos estudantes competências e comportamentos empreendedores, preparando-os para se tornarem cidadãos mais críticos e criativos, capazes de transformar a realidade em que estão inseridos”.
Próximas etapas
As equipes selecionadas de cada estado apresentarão os seus projetos ao vivo para uma banca de jurados on-line. Serão quatro bancas por estado, que definirão uma equipe vencedora de cada categoria. Os vencedores estaduais apresentarão seus projetos na etapa regional para uma nova banca de jurados on-line nos meses de setembro e outubro. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo pago para participar da fase final presencialmente e um aparelho celular de última geração para cada participante e orientador.
A grande final será realizada em dezembro. Entre as premiações, estão previstas a participação em uma missão internacional, notebooks, smartwatches e tablets de última geração.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275