O Sebrae Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, realizou, nesta quinta-feira (16/5), o Workshop da Educação Empreendedora. A iniciativa reuniu 400 educadores da rede municipal da capital, sendo 200 no período da manhã, e 200 à tarde.
A iniciativa promoveu um debate sobre “O Impacto da Educação Empreendedora na Escola Pública”, e uma oficina prática que abordou “O poder da gameficação na educação”, com base em metodologias ativas. O objetivo foi capacitá-los para inserir conteúdos de empreendedorismo de forma transversal nos currículos escolares, e fortalecer a cultura empreendedora na educação.
Na abertura do evento, o Secretário Municipal de Educação, Bruno Oitaven Barral, destacou que uma das maiores dificuldades dos educadores é a falta de estímulo. “É importante investir em momentos como esse, de formação e com metodologias corretas. O repertório dos nossos professores precisa ser ampliado. Um dos grandes trabalhos da Secretaria é oferecer formações continuadas, e contamos com entidades como o Sebrae nesta importante tarefa”, destaca.
Capacitar educadores para disseminar boas metodologia e levar conteúdos para estudantes de diferentes níveis de ensino, incorporando o empreendedorismo na matriz curricular, é um dos objetivos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), promovido pelo Sebrae. O analista do Sebrae Minas Wendell Ferreira reforça a importância deste tipo de formação. “O Sebrae sempre busca trazer ferramentas para oferecer meios de se trabalhar com os alunos. Nós estamos à disposição para muní-los de informações, e com apoio dos consultores, para ajudar, ouvir e contribuir com capacitação”, avalia.
Trabalhar as potencialidades dos estudantes
Voltado para educação integral, o evento contou com a participação de educadores de várias regiões da capital, como a professora do ensino fundamental da Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia, Roselana Pereira Rocha. “É uma alegria ter a oportunidade de construir minha carreira na rede pública. Agora, na educação integral, tenho esse lugar em que é possível conhecer e trabalhar as potencialidades dos estudantes. E quando a gente tem a oportunidade de uma formação que reverbera no nosso trabalho, não podemos perder”, comemora.
Esta ação é uma continuidade do trabalho iniciado em 2023, quando mais de 600 educadores das escolas integrais foram capacitados com a metodologia Jovem Empreendedor Primeiros Passos – JEPP, junto com uma oficina de Implementação de Projetos.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Aline Reis – (31) 99934-0658
[email protected]
Flávia Ferraz – (34) 99913-7999
[email protected]