As tendências econômicas, tecnológicas e geoestratégicas no Brasil e no mundo para os pequenos negócios de tecnologia e outras áreas da indústria foram temas do Forecasting 2023/2024, evento realizado na manhã desta sexta-feira (14/4), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A iniciativa, fruto de uma parceria da instituição com o Sindicato das Indústrias de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor), reuniu centenas de convidados entre autoridades governamentais, líderes empresariais e especialistas com o propósito de avaliar os impactos recentes da inflação e do contexto geopolítico no mundo.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, deu as boas-vindas aos convidados e destacou a importância de discutir o planejamento dos pequenos negócios. “Foi um momento oportuno para nortear empresários e entidades, colaborando para que se mantenham no mercado, mesmo diante dos vários desafios. Apoiar micro e pequenos empreendedores na construção de possíveis estratégias em seus setores de atuação é fundamental e aumenta a responsabilidade do Sebrae Minas. Planejar e analisar essas conjunturas e tendências é importante em qualquer estratégia inteligente e, por isso, precisamos entender e interpretar o que vem pela frente”, disse.
O evento contemplou cinco eixos temáticos que poderão guiar as decisões estratégicas de empresários do setor de tecnologia no estado: inshights; tendências tecnológicas; estratégia; curva tecnológica; e networking. Os pilares abordados serão fundamentais para a geração de novos negócios e o crescimento econômico na atual conjuntura internacional.
Além de Marcelo de Souza e Silva, o evento contou com a presença do diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Márcio Magalhães, do deputado federal Antônio Carlos Arantes, do empresário e presidente do Sindinfor, Fábio Veras, do economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Teles, e do professor da Fundação Dom Cabral e especialista em cenários estratégicos, Paulo Vicente Alves.
O presidente do Sindinfor, Fábio Veras, ressaltou que a tecnologia será determinante no desenvolvimento dos demais setores, e precisa estar alinhada com novos conceitos. “A tecnologia integra uma perspectiva de negócios e mercado. O Sebrae Minas é um grande parceiro, pois vamos oferecer às micro e pequenas empresas a possibilidade de entender o cenário a curto e médio prazo. Representamos, hoje, 4,6 mil startups e empresas de tecnologia de informação, e nosso papel é oferecer a perspectiva de como a inteligência artificial vai impactar nos setores estratégicos”, afirmou.
Cenário econômico
O economista Mário Sérgio Teles fez um panorama sobre o futuro econômico do país, enfatizando os próximos meses de 2023 e 2024, quando há perspectiva de crescimento. “O atual movimento de inflação levou o Banco Central a elevar a taxa básica de juros desde o ano passado. Isso ocorre ao mesmo tempo em que houve uma queda no comércio mundial, o que retraiu nossas exportações, e diminuiu nosso crédito. Em 2024, temos uma meta de inflação de 3%, mas está dentro do intervalo aceito pela política de metas de inflação. Esse fator vai ajudar a redução da taxa de juros e, automaticamente, elevará crédito, o que será um alívio”, finalizou.
O professor Paulo Vicente Alves discursou sobre o contexto geopolítico no mundo, abordando o histórico recente de guerras e conflitos que interferiram na economia global. Ele lembrou que o avanço tecnológico foi mais intenso à medida em que os acontecimentos foram se sucedendo no planeta: “A história mostra que o sistema capitalista entra em crise a cada 50 anos, sendo obrigado a se reinventar por meio do uso da tecnologia. Temos cinco ciclos desde 1770, o que levou a um forte investimento tecnológico até chegarmos aos dias atuais, com o envolvimento de todos os setores da economia”, explicou.
Encerrando o evento, CEO e co-fundador da Kace AI Adriano Taveira falou brevemente sobre os impactos do chat GPD no mercado dos pequenos negócios.
Assessoria de imprensa | Prefácio Comunicação
Roger Dias – [email protected]
(31) 99758-9476
-