Estão abertas as inscrições para o ciclo 2025 do Capital Empreendedor, programa do Sebrae para capacitar e orientar startups a se aproximarem e negociarem com investidores de risco. Desde 2018, o programa já capacitou mais de duas mil startups de todo o país. Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, pelo site, até o dia 04 de maio.
Nesta edição, serão selecionadas startups que possuam como valores norteadores a inovação, inclusão e sustentabilidade, e que estejam enquadradas no estágio de operação ou tração. Além disso, é necessário que a empresa tenha um CNPJ válido e com faturamento.
“Em 2024, foram mais de 100 startups mineiras inscritas no programa, colocando Minas Gerais entre os estados com o maior número de inscrições no Brasil. Para 2025, esperamos aumentar esta participação. O Capital Empreendedor é uma oportunidade para as startups se capacitarem, e conectarem os seus negócios com o ecossistema de investimentos”, destaca a analista do Sebrae Minas, Manuela de Assis. Ela ainda conta que, até o momento, o programa já captou R$11,9 milhões em investimentos para startups do estado.
Salto no negócio
A participação no programa Capital Empreendedor mudou o rumo dos negócios para a Putz Filmes, startup do segmento audiovisual de Ipatinga, no Vale do Aço. Pioneira no Brasil no uso de tecnologia de ponta e inteligência artificial para a criação de vídeos personalizados e automatizados, a empresa evoluiu de um modelo tradicional para a esfera tecnológica após participar de programas de aceleração, consolidando-se como referência nacional em alguns dos mais importantes programas de inovação do país.
Em 2023, após uma jornada de seis meses, com mentorias, seleções, workshops e circuito de investimentos, a Putz Filmes foi selecionada na etapa mineira do Capital Empreendedor, juntando-se a outras 70 startups de destaque no Brasil. “Temos orgulho de dizer que fomos selecionados entre as primeiras posições em Minas. As mentorias e o processo de aceleração nos ajudaram a entender as etapas, e nos preparar para receber investimentos, apontando caminhos para alcançarmos nossos objetivos”, explica um dos sócios-fundadores da startup Gabriel Bastos.
Diante desta jornada e de outras iniciativas estratégicas, a Putz Filmes foi admitida no grupo das empresas JotaHUB e EquityFund, liderados pelo Tubarão do Shark Tank Joel Jota, e pelo investidor João Kepler, respectivamente. Com os recursos captados, a startup se reestruturou, redefiniu seu modelo de negócios e, em 2025, segue em expansão com o Putz Studio, sua nova ferramenta voltada para o mercado de franchising, redes associativistas e redes de varejo.
O lançamento foi anunciado durante o Digitalks 2024, principal evento anual sobre o Futuro dos Negócios do país, realizado na capital paulista. Em março de 2025, a plataforma foi oficialmente lançada, consolidando-se como uma solução inovadora para a distribuição de conteúdo em vídeo para grandes redes.
Etapas do programa
As fases do Capital Empreendedor permitem aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar seu networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento da sua startup, e aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital. Em 2025, o programa traz algumas novidades, a começar pelos nomes das etapas.
O “Circuito Decolagem” é o ponto de partida inicial, com apresentação dos projetos e inscrições das startups. Em seguida, o “Circuito Rota de Inovação” traz a preparação e apresentação dos tradicionais pitches aos investidores. Já no “Circuito Caminho da Transformação” é a hora de partir para as mentorias que vão preparar as empresas para o desenvolvimento dos negócios. Por fim, o “Circuito Onda de Crescimento” vai promover a aproximação entre as startups e os investidores com o tão esperado Deal Day.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark) – (31) 98250-1752
fernanda.stark@sebraemg.com.br