ASN MG Atualização
Compartilhe

Startups mineiras participam do Web Summit Lisboa, em missão internacional

Promovida pelo Sebrae Minas, iniciativa teve como objetivo conectar as startups a mercados internacionais, gerando oportunidades de expansão e conexões estratégicas
Por Karla Lamounier
ASN MG Atualização
Compartilhe

O Sebrae Minas encerrou, na última semana, a missão internacional à Holanda, Espanha e Portugal, com participação no Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, realizado entre os dias 10 e 13 de novembro. Oito startups mineiras dos setores de Ciência da Vida e Saúde Digital integravam a missão, que contou com uma intensa agenda de matchmaking (encontros) com empresas, parceiros e investidores nas cidades de Amsterdã, Leiden, Wageningen, Madri, Barcelona e Lisboa. A missão foi realizada entre os dias 2 e 14 de novembro.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, esteve com o grupo na abertura do Web Summit Lisboa, em Portugal, e destacou que “essa missão integra o Programa de Internacionalização do Sebrae, que prepara as startups para expandirem seus negócios com estratégia, conquistarem novos mercados e acessarem oportunidades reais de internacionalização. Nosso objetivo é, cada vez mais, fortalecer a presença das startups mineiras no cenário global da inovação”.

Oito startups mineiras dos setores de Ciência da Vida e Saúde Digital participaram da missão. Crédito: Divulgação
Oito startups mineiras dos setores de Ciência da Vida e Saúde Digital participaram da missão. Crédito: Divulgação

O Programa de Internacionalização é uma parceria do Sebrae Minas com a Beta-i Brasil e a Uglobally. Vinte e cinco startups participaram da primeira fase de aceleração, que incluiu workshops, mentorias e capacitações práticas sobre aspectos culturais, legais e operacionais dos negócios na Europa. Ao final, oito delas foram selecionadas para a imersão internacional, com agenda na Espanha, Holanda e Portugal.

As startups que integraram a missão internacional foram: H3AVEN, Acesse-me, Usefluxo, Visiongen Biotecnologia Ltda, Tippmed, Teccurar, Mapertest e Allegro Biotecnologia. Juntas, as empresas mostraram para o mundo o potencial de inovação mineiro em áreas como biotecnologia, genética, dispositivos médicos, nutrição e saúde preventiva, setores que estão em plena expansão e ganham cada vez mais relevância no cenário global.

O CEO da startup Visiongen, Roberto Gil, destacou que “os contatos realizados durante a missão ampliaram a nossa visão sobre o que está sendo desenvolvido fora do país, as possibilidades de parceria e como as novas tecnologias, serviços e produtos em biotecnologia podem se inserir no mercado”, destacou. “No Web Summit, pude conhecer de perto as inúmeras inovações que vêm surgindo e como a Inteligência Artificial está sendo incorporada no mercado da biotecnologia. Foi uma experiência extremamente valiosa para a nossa startup”, completou.

Essa foi a terceira missão internacional realizada pelo Sebrae Minas para o ecossistema de inovação da Europa. O Programa de Aceleração para Internacionalização faz parte da estratégia do Sebrae Open, hub de inovação aberta do Sebrae Minas que visa fortalecer os ecossistemas locais e conectar negócios inovadores de Minas Gerais a mercados internacionais.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9139/9271/9276

[email protected]

  • Inovação
  • internacionalização
  • sebrae minas
  • startups mineiras
  • web summit lisboa 2025