ASN MG Atualização
Compartilhe

SRI Sul de Minas fortalece estratégia de inovação em missão técnica ao Paraná

Iniciativa do Sebrae Minas promove intercâmbio com ecossistemas consolidados do sudoeste paranaense e reforça modelo colaborativo de desenvolvimento
Por Luciana Trindade
ASN MG Atualização
Compartilhe

O Sistema Regional de Inovação (SRI) Sul de Minas deu mais um passo importante em seu processo de consolidação ao realizar uma missão técnica no sudoeste do Paraná, nos dias 14 e 15 de janeiro. A iniciativa teve como foco a troca de experiências entre ecossistemas regionais de inovação para aprofundar conhecimentos sobre governança, planejamento, integração de atores e programas voltados ao desenvolvimento territorial.

Participaram da missão o gerente do Sebrae Minas na Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira; a coordenadora estadual de Inovação da entidade, Luisa Vidigal; o consultor de Inovação da Regional Sul do Sebrae Minas, Paulo Sarto; o superintendente de Inovação da Prefeitura de Lavras, Rennan Gonçalves Campos; e o Executivo da Agência de Inovação do Ecossistema Itajubá Hardtech (Inovai), Mauricio de Pinho Bitencourt.

A comitiva mineira visitou os municípios paranaenses de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, reconhecidos pelo alto grau de maturidade de seus ecossistemas locais. A agenda incluiu encontros técnicos, visitas institucionais e apresentação de práticas adotadas pelo Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná, referência nacional na área.

De acordo com Rodrigo Pereira, o SRI Sul de Minas foi lançado, oficialmente, no fim de 2025 e passa, agora, por uma fase estratégica de estruturação e amadurecimento. “Os dois estados têm avançado na área da inovação. A visita busca compreender modelos, desafios e soluções já adotados no sudoeste do Paraná, cujo formato colaborativo e focado no desenvolvimento territorial reforça o caminho que o Sul de Minas Gerais pretende seguir”, afirma.

Para o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Colini, a missão reforça a importância da cooperação entre regiões. “Desde 2007, trabalhamos a inovação no sudoeste do Paraná. Temos um ecossistema consolidado, e essa experiência serve de inspiração para o Sebrae Minas, que está implantando o seu programa de inovação. Temos muito orgulho de recebê-los e poder contribuir para fomentar a inovação no estado mineiro”, destaca.

SRI Sul de Minas

O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024, pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de ensino superior e sociedade civil. A iniciativa abrange municípios como Lavras, Varginha, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, que compartilham características semelhantes às do sudoeste paranaense, entre elas, a forte presença de universidades e a proximidade territorial. Esses fatores favorecem a integração entre prefeituras, instituições de ensino, empresas e entidades de apoio, criando um ambiente propício à inovação, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento tecnológico.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade
[email protected]

  • Inovação
  • Itajubá
  • Santa Rita do Sapucaí
  • Sistema Regional de Inovação (SRI) Sul de Minas
  • SRI Sul de Minas