ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae Minas promove ações de estímulo ao setor de energia solar, em Caratinga

Empreendedores da área podem se inscrever, até o dia 26 de março, para participar de visitas técnicas a grandes eventos deste mercado
Por Flávia Ferraz
ASN MG Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de aproximar os pequenos negócios de Caratinga, no Vale do Aço, das tendências e oportunidades na cadeia de distribuição de energia fotovoltaica, o Sebrae Minas, em parceria com o Sicoob Credileste, vai promover, ao longo de 2024, missões técnicas e grandes eventos do setor, que apresentou crescimento expressivo nos últimos anos.

Os interessados em participar das atividades têm até o dia 26 de março para se inscrever via WhatsApp – (33) 3321-6829 – ou na Agência de Atendimento da entidade, que fica localizada na avenida Olegário Maciel, 143, sala 205 – Edifício Dalva Barbosa, Centro. As vagas são limitadas, e podem participar integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor.

Entre as atividades programadas, estão duas visitas técnicas: uma no dia 24 de abril, no evento Minas Solar, em Belo Horizonte – iniciativa do Sebrae Minas para incentivar de forma sustentável e competitiva os pequenos negócios que desejam investir no setor; e outra de 27 a 29 de agosto, no Intersolar South America em São Paulo, considerado o maior evento latino-americano para a nova realidade energética e de mobilidade.

Os empreendedores também vão participar de um seminário e uma agenda de relacionamento programados para outubro, em Caratinga. “Será uma oportunidade para conhecer sobre novidades no mercado e gerar relacionamentos para promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da cidade e região”, destaca a analista do Sebrae Minas Mirelly Cotta.

Energia Solar 

Minas Gerais se tornou referência na produção de energia solar, representando 34% de toda capacidade instalada no Brasil, segundo estatísticas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Somente no ano passado, houve incremento de 2,6 GW de geração fotovoltaica estado, totalizando 7,15 GW em operação em 2023.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com dois gigawatts (GW) de energia solar adicionados somente este ano, o Brasil acaba de ultrapassar a marca de 39 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte fotovoltaica desde 2012, somando as usinas de grande porte e de geração distribuída (telhados, fachadas e pequenos terrenos), o equivalente a 17% da potência instalada operacional da matriz elétrica do país.

Desde 2012, a energia solar trouxe ao país mais de R$ 170 bilhões em investimentos, gerando cerca de R$ 47,9 bilhões em arrecadação fiscal e levando à geração de 1 milhão de empregos. Em 2024, estão previstos para entrar em operação 10,8 GW de potência, dos quais 6,1 GW têm origem na fonte solar.

-

SERVIÇO

Inscrições – Ações setor energia solar em Caratinga

Data limite: 26 de março

Local: WhatsApp – (33) 3321-6829 -, ou na Agência de Atendimento da entidade – avenida Olegário Maciel, 143, sala 205 – Edifício Dalva Barbosa, Centro

Inscrições limitadas

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço

Flávia Ferraz – [email protected]

  • caratinga
  • energia fotovoltaica
  • energia solar
  • Minas solar
  • sebrae minas