O Sebrae Minas e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dão início ao Programa Sebrae para empresas de base tecnológica, startups e deep techs, por meio de edital de chamada pública. O objetivo é selecionar professores pesquisadores da UFJF, em parceria com Empresas de Pequeno Porte (EPP) de Juiz de Fora, para a elaboração de projetos inovadores. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 2 de setembro no site.
Professores pesquisadores diretamente ligados à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em ciência e tecnologia podem participar da seleção. O programa pretende atender até 20 projetos inovadores (deep techs) originados das pesquisas realizadas pelo corpo docente, no período de 22 de setembro a 12 de dezembro de 2025. Os projetos selecionados irão receber consultorias Sebraetec, com soluções sob medida e atendimento personalizado.
Para a analista do Sebrae Minas Daniela Ferreira, o programa visa gerar impacto positivo, valorizar o talento acadêmico e impulsionar o desenvolvimento sustentável. “Ao conectar o conhecimento científico produzido na universidade com as demandas reais das empresas, é possível criar um ambiente favorável para a inovação. A iniciativa vem para fortalecer o ecossistema local, abrindo caminhos para soluções que podem transformar a economia regional”, destaca.
O pró-reitor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos, completa que “o projeto tem potencial para ser um instrumento que permitirá que as inovações tecnológicas desenvolvidas por docentes na Universidade sejam transferidas às empresas, impactando no desenvolvimento econômico e incentivando o aprimoramento de novas políticas de desenvolvimento institucional e o fortalecimento de parceiras estratégicas”.
Sebraetec
O Sebraetec é um programa que oferece consultorias de inovação, com soluções sob medida e atendimento personalizado para as micro e pequenas empresas. O programa contempla mais de 80 produtos, divididos em quatro eixos: Desenvolvimento tecnológico; Design; Produção e qualidade; e Sustentabilidade. O Sebrae Minas oferece subsídio de até 70% dos custos das consultorias, mas os percentuais podem ser superiores, dependendo do financiamento dos parceiros.
Por meio do programa, o empreendedor identifica as soluções e tecnologias que a empresa precisa. Ao ser incluído no programa, ele é encaminhado a um prestador de serviço credenciado pelo Sebrae Minas, que irá oferecer soluções sob medida e acompanhamento personalizado. Podem participar pequenos negócios que faturam até R$4,8 milhões por ano, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e produtores rurais.
Programa Sebrae para empresas de base tecnológica, startups e deep techs
Inscrições até 02/09 no site.
Para mais informações, acesse o edital.
Assessoria de Imprensa | Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134

