ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae Minas e Água Mineral Viva lançam Programa Encadeamento Produtivo para 20 distribuidores de Itaúna

Iniciativa seguirá até janeiro de 2026, com trilhas de capacitação focadas no ganho de eficiência e inovação nas operações
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

Vinte empresas e empreendedores que atuam na distribuição de água mineral na cidade de Itaúna e região vão participar de capacitações e consultorias nas áreas de finanças, vendas e inovação em processos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Água Mineral Viva, e terá atividades realizadas até janeiro de 2026.

A ação integra o Programa Encadeamento Produtivo, do Sebrae Minas, que mapeia desafios da cadeia de valor, identifica fornecedores e desenha soluções para ganho de eficiência e inovação nas operações. Com os participantes da turma em Itaúna, o foco é acelerar a maturidade de gestão dos distribuidores, conectando demandas da Água Mineral Viva à realidade dos pequenos negócios participantes.

O analista do Sebrae Minas Frederico Santos explica que o objetivo do Programa é aproximar a grande empresa de sua rede de distribuidores e fornecedores, traduzindo desafios em planos de ação objetivos. “No projeto com a Água Viva, nosso papel é levar metodologia, dados e consultoria para que cada participante ganhe eficiência e competitividade de forma rápida e sustentável”, conclui.

Resultados

O Programa de Encadeamento Produtivo já alcançou resultados expressivos em diferentes setores da economia mineira. As empresas participantes registraram ganho médio de 26% em competitividade, 20% de aumento na produtividade, e 22% de crescimento no faturamento bruto. Além disso, houve redução de 14% na dependência em relação a grandes clientes, e queda de 39% em produtos chamados de ‘não conformes’, evidenciando o impacto da metodologia no desempenho dos pequenos negócios.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]