O Sebrae Minas ampliou suas atividades de responsabilidade socioambiental com o lançamento, nessa quarta-feira (13/3), da campanha “Nós usamos etanol – frota Sebrae mais limpa e renovável”. A partir deste mês, todos os 140 veículos da instituição serão abastecidos exclusivamente com etanol, visto que sua produção contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para mitigar as mudanças climáticas globais.
Participaram da ação o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; o presidente da Faemg, Antônio de Salvo; o presidente da Siamig, Mário Campos; convidados e colaboradores da instituição. “Essa ação reafirma o nosso compromisso com a sustentabilidade, de um futuro mais verde e limpo. Também queremos inspirar a comunidade empreendedora a adotar práticas cada vez mais sustentáveis. Pequenas ações se tornam grandes quando realizadas em conjunto e com constância”, destacou Marcelo de Souza e Silva.
“Se cada um fizer a sua parte, podemos melhorar o meio ambiente para todos. O nosso país tem várias soluções para o pequeno negócio e a utilização do etanol é uma delas, pois é um combustível limpo, derivado da cana de açúcar, renovável, brasileiro e competitivo”, ressaltou Antônio de Salvo.
Mário Campos reforçou que essa ação do Sebrae Minas é importante para o meio ambiente e para o sistema Sebrae. “O uso do etanol gera economia. A descarbonização é fundamental para caminhar para o desenvolvimento sustentável e mais verde”, pontua.
Balanço 2023
No ano passado, o Sebrae Minas registrou mais de 2 milhões quilômetros rodados por sua frota em todo o estado. Foram 172 mil litros de etanol e cerca de 44 mil litros de gasolina consumidos, o que gerou uma emissão de 246 toneladas de CO². A utilização exclusiva de etanol teria possibilitado uma redução de quase 63% na emissão ou 235 toneladas de CO². “O consumo exclusivo de álcool por nossa frota vai ao encontro das iniciativas previstas na Agenda 2030 do Sebrae Minas e às discussões realizadas na COP28”, pontua o presidente do Sebrae.
O Sebrae Minas tem adotado um conjunto de práticas sustentáveis, incluindo questões de viés social e de governança. Somente em 2023, a destinação correta de resíduos recicláveis possibilitou à instituição uma economia de 45.103 kWh (energia), o que corresponde a 1 ano de consumo de uma TV Led ligada; mais de 760 mil litros de água ou cerca de 1,5 milhão de unidades de garrafa de água mineral (500ml); e 56,41 toneladas de CO², equivalente a 2 anos de um carro ligado em marcha lenta.
Conferência do Clima da ONU
Em dezembro de 2023, foi realizada a 28ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima das Nações Unidas (COP28), em Dubai. O Sebrae Minas esteve presente no evento, que contou com a participação de mais de 110 países. Durante o encontro, lideranças desses países assumiram o compromisso de triplicar o uso de energias renováveis no mundo, duplicar a eficiência energética até 2030 e zerar as emissões de carbono até 2050.
Para alcançar a transição energética proposta na COP28, uma das sugestões foi adotar o uso de combustíveis de fonte limpa e renovável pelas empresas. “Em consonância com as discussões no cenário global de combate às mudanças climáticas, o Sebrae Minas entendeu que o abastecimento dos veículos da frota com etanol seria melhor e mais sustentável, bem como aumentaria a eficiência dos motores flex e reduziria o custo de abastecimento. A campanha será importante para amplificar a consciência ambiental em todos os colaboradores”, destaca o presidente da instituição.
Ações Sustentáveis
Por meio do programa de Gestão e Avaliação de Impactos Ambientes (GAIA), o Sebrae Minas identifica, avalia, controla e monitora os impactos ambientais de suas atividades. As principais iniciativas da instituição em respeito ao meio ambiente são:
· Arquitetura sustentável: na sede da instituição, localizada em BH, há um sistema de captação de água da chuva, telhados verdes, utilização de luz natural, entre outros. Essa água é utilizada na irrigação de áreas verdes.
· Usina Fotovoltaica: na sede foram instaladas 183 placas solares, que têm a capacidade de geração de energia para autossuficiência da Escola do Sebrae.
· Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS): implantados na sede para redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição adequada dos resíduos sólidos.
· Geração de energia distribuída: mais de 30 instalações das agências de atendimento no interior do estado aderiram ao sistema de Geração Distribuída, que utiliza fontes limpas e renováveis de fazendas solares próximas aos escritórios.
· Bosque: localizado no distrito de Catiara, município de Serra do Salitre, região do Triângulo Mineiro, foi realizado o plantio de 800 mudas de árvores nativas para recuperação de área degradada.
· Monitoramento do consumo de água, energia elétrica, impressões e materiais didáticos e descartáveis.
Números GAIA 2023
Ø 55.692 Kwh de energia gerada, entre setembro e dezembro de 2023, pela usina fotovoltaica instalada no Sebrae. O volume gerado nesse período corresponde a 69% do consumo total da Escola do Sebrae em 2022.
Ø 17,3 mil quilos de materiais destinados para reciclagem, o que equivale a:
· Economia total de 45.103 kWh ou 1 ano de consumo de uma TV LED ligada;
· Economia total de 763.250 litros de água ou 1,5 milhão de garrafas (500 ml) de água mineral;
· Economia total de 56,41 toneladas CO² ou 2 anos de um carro ligado em marcha lenta;
· Economia total de 32, 5 mil unidades de papel higiênico que ocupariam espaço em um aterro sanitário;
· Economia total de 7,3 mil litros de petróleo;
· 317 árvores salvas;
Assessoria de imprensa Sebrae Minas
mg.agenciasebrae.com.br
(31) 3379-9139 | 9275 | 9276