O maior evento de marketing digital do Sebrae Minas “Reload na Estrada” – reuniu cerca de 400 pessoas na Univale, em Governador Valadares, na última sexta-feira (5/8) e no sábado (6/8). A programação incluiu diversas palestras e oficinas práticas sobre estratégias para alavancar a presença digital nas redes sociais, uso de ferramentas on-line, marketing humanizado, e-commerce e marketplaces, dentre outros temas.
No primeiro dia de evento, Lili Ferrari, estrategista digital e expert no uso da ferramenta Pinterest, apresentou um panorama e as tendências das redes sociais e do mercado digital. A palestrante pontuou que, atualmente, as pessoas acessam as redes sociais das empresas, primeiramente, para se relacionar com elas – ou seja, a compra ocorre em um segundo momento. E recomendou aos empresários extraírem o melhor das ferramentas disponíveis, destacando que há diferentes aplicações para cada uma delas.
Na sequência, o fundador da plataforma de conteúdo mLabs, Rafael Kiso, apresentou os conteúdos que mais engajam nas redes sociais. O primeiro dia foi encerrado por Ronaldo Marques, head do TikTok, que fez considerações importantes sobre o uso da ferramenta pelos pequenos negócios. “O empreendedor deve entender que a plataforma vai muito além das conhecidas danças coreografadas. É um meio de buscar conteúdo relevante para o usuário.”
O segundo dia do evento foi aberto pelo palestrante Fred Rocha, apresentador do programa “Empreender”, da TV Globo, que reforçou conceitos fundamentais para o aumento das vendas on-line. A administradora do Instagram de Juliette, Têca Falcão, encerrou a programação de palestras apresentando o case que levou o perfil da ex-BBB de três mil para 30 milhões de seguidores ao longo do programa. “É fundamental que a pessoa seja autêntica e defina bem o nicho em que quer atuar, além de trabalhar bem os conteúdos e definir o público-alvo. O sucesso será uma consequência”, destacou.
-
Avaliação positiva
A social media Joyce Alves destaca que a participação no evento foi importante para se atualizar sobre as novidades do mercado. “Quem trabalha com rede social sabe que tudo muda muito rápido. No Reload conheci novos conceitos e usos das ferramentas, que vou colocar em prática para oferecer o melhor a meus clientes”, afirma.
A empreendedora Ana Carolina Santiago, que há mais de 20 anos possui uma loja de joias e semijoias em Itanhomi, diz ter se dado conta de que as técnicas de vendas on-line precisam ser cada vez mais assertivas. “As palestras me levaram a entender que preciso estar bem conectada ao meu público para, posteriormente, escolher os canais e o tipo de conteúdo”, explica.
O analista do Sebrae Minas Ramon Gonçalves informa que o retorno do público foi muito positivo. “A pandemia tornou o uso das redes sociais fundamental para apoiar os pequenos negócios e ver o público engajado nessa tendência é muito gratificante”, destaca.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Lais Carvalho – (31) 99520-5254