Cerca de 500 pessoas participaram do “Reload na Estrada”, realizado no último sábado (8/10), em Uberaba. O maior evento de marketing digital promovido pelo Sebrae Minas tem o objetivo de apoiar donos de pequenos negócios a expandirem sua presença digital e melhorarem as vendas e o relacionamento com os clientes. A programação contou com seis palestras sobre temas como engajamento nas redes sociais, evolução do comportamento dos consumidores e geração Z, como usar o conteúdo do TikTok na estratégia da empresa, o impacto da mídia de performance nos resultados dos negócios, metaverso e atendimento humanizado.
A especialista em inovação e cofundadora da Nice House Brasil, Mari Galindo, abordou como a pandemia influenciou na produção de conteúdo e no comportamento do consumidor. “A categoria que usa as redes para mostrar lifestyle (estilo de vida), por exemplo, depende muito do externo. Num contexto de pandemia, todo mundo teve que ficar em casa e pensar em como se diferenciar. Muitas plataformas acabaram se juntando”, ressaltou.
Já o editor de tecnologia e informação da Forbes, Luiz Gustavo Pacete, apresentou os desafios e oportunidades do metaverso e falou sobre a importância de o trabalho nas redes sociais estar embasado em dados, na compreensão do consumidor no ponto de vista de conteúdo e comportamento. “Se tudo isso estiver sendo feito direitinho, nada mais assusta”, garantiu.
Diego Moreno, responsável no TikTok pela área de contas – principalmente de temáticas como comidas, bebidas e educação -, mostrou como alcançar pessoas dispostas a consumir conteúdo. “O que realmente importa no TikTok é o que a sua marca tem a dizer, não se ela é famosa ou tem poucos seguidores”, explicou.
Rafael Kiso, publicitário, fundador e CMO da mLabs, plataforma líder na gestão de redes sociais no Brasil, trouxe para o público uma amostra sobre os conteúdos que convertem em vendas nas mídias sociais. “No final do dia, likes não pagam a conta. A gente precisa vender, e na plataforma que sou fundador temos mais de 130 mil clientes. Então, analisamos muitos dados para entender o que funciona”, finalizou.
Expectativas alcançadas
É a segunda vez que o analista de comunicação e publicitário Jorge Lucas Prisco Borba participa do “Reload na Estrada”. “Foram apresentadas formas de alcançarmos objetivos conversando com públicos, universos e plataformas diferentes, adaptando à realidade de cada empreendedor. É um evento muito enriquecedor, principalmente, porque as mídias digitais estão em constante mudança. Nós precisamos estar atentos a isto”, ressaltou.
Para a analista técnica do Sebrae Minas Daiana Rodrigues o evento se consolidou com grande sucesso. “Estamos muito felizes com essa realização. Uberaba recebeu a maior estrutura de Reload montada no estado. O quantitativo de público mostrou que as pessoas estão interessadas e valorizam cada vez mais esse conteúdo”, destacou.
Empreendedores que desejam melhorar o desempenho on-line podem continuar participando de capacitações do Sebrae sobre o tema. O Digital-Biz, que conta com cinco cursos voltados para as redes sociais e aborda como transformar seguidores em clientes, irá promover uma oficina planejada nos dias 21, 22 e 23 de novembro. Para saber mais sobre as capacitações basta entrar em contato com a agência de atendimento do Sebrae Minas em Uberaba pelo telefone (34) 3318-1800.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Joyce Rodrigues – (34) 99990-6962
[email protected]