Cerca de 600 pessoas participaram da edição 2025 do Reload em Belo Horizonte. Promovido pelo Sebrae Minas para apoiar donos de pequenos negócios a expandirem sua presença digital e melhorarem as vendas e o relacionamento com os clientes, a capital mineira foi a primeira a receber o evento no ano, que passará por outras quatro cidades levando conteúdo de qualidade sobre marketing digital.
No segundo dia do evento, grandes nomes subiram ao palco, entre eles a escritora e palestrante Carla Madeira; o fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso; e a publicitária e storyteller, Luiza Voll. Fechando o evento, o Reload recebeu a atriz e drag queen brasileira Rita Von Hunty, que soma mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais. Ela falou sobre diversidade e o futuro dos negócios.

“Foram dois dias de evento, muito conteúdo, com dois auditórios lotados, repletos de informações para um público engajado. Isso reforça o quão importante é oferecer para o empreendedor conteúdos que atendam suas necessidades. No Reload, os participantes puderam contar com especialistas no assunto, oficinas práticas e uma série de ferramentas essenciais para que eles possam impulsionar os seus negócios e performar mais e melhor”, destaca a analista do Sebrae Minas, Michelle Chalub.
Carla Madeira no Reload 2025
Um dos nomes mais aguardados no 2º dia do evento foi o da escritora brasileira mais lida do país, Carla Madeira. Destaque com “Tudo É Rio”, “A Natureza da Mordida” e “Véspera” – obras que já venderam 973.103 cópias – Carla falou sobre a importância de saber contar boas histórias e como elas podem ajudar a gerar conexão com o público. Ela conversou com a Agência Sebrae de Notícias.
ASN: Mesmo com uma carreira já consolidada na comunicação, você resolveu se lançar no mercado literário. Era um segmento que pensava em empreender?
Carla: Eu brinco que eu não vou permitir que a literatura vire job. A literatura para mim está num outro lugar. Não foi uma decisão: ‘eu vou fazer um negócio, ser uma autor, fazer sucesso!’ Quando comecei, eu não sabia que se tornaria um livro, nem mesmo se iria publicar.
Eu tive uma profunda adesão com a história que eu estava contando. E essa história aconteceu no leitor. Ele também viu o sentido nessa história e foi impactado por ela da mesma forma que eu. E daí surgiu uma força muito grande de mercado.
Eu tenho dito que na literatura você pode ter todo o composto de marketing trabalhando: um bom produto, distribuição, trabalho de comunicação, preço justo, mas não garante que o livro aconteça. Porque o livro realmente acontece no leitor. E isso a gente não compreende muito bem porque acontece. A gente tem algumas pistas, hipóteses.
Se a gente pudesse dominar a técnica de fazer um best-seller acontecer, por exemplo, a gente estava muito bem. Ninguém sabe como viralizar um livro, um filme, ou um conteúdo nas redes sociais. Mas quando acontece, é porque tem uma força de conexão grande com o público.
ASN: E como os pequenos negócios podem utilizar de boas histórias para se conectar com o seu público?
Carla: Hoje, as marcas precisam se organizar para contar suas histórias. É uma questão de sobrevivência. Se a história for relevante, única e atenta ao valor que aquela empresa tem para o seu público, ela cria conexão. É uma diferenciação, que é fundamental para quem quer competir no mercado.
Se você quer que a sua marca ocupe a cabeça das pessoas, vai ter que passar pelos sentidos dela. As empresas precisam aprender a contar suas histórias. É isso que irá conectá-las com as pessoas.

Próximas edições do Reload
O Reload Belo Horizonte chegou ao fim, mas não para por aqui. Neste ano, o evento também passará pelas cidades de Pouso Alegre (9 de julho), Ituiutaba (9 de julho) , Montes Claros (08 e 09 de agosto) e Governador Valadares (19 e 20 de setembro). Confira a agenda pelo site do Reload.
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