ASN MG Atualização
Compartilhe

Reload 2025: Cerca de 600 pessoas participam do evento de Marketing Digital do Sebrae Minas

Carla Madeira, Rafael Kiso e Rita Von Hunty foram destaques do 2º dia do evento, na capital mineira
Por Aline Reis
ASN MG Atualização
Compartilhe

Cerca de 600 pessoas participaram da edição 2025 do Reload em Belo Horizonte. Promovido pelo Sebrae Minas para apoiar donos de pequenos negócios a expandirem sua presença digital e melhorarem as vendas e o relacionamento com os clientes, a capital mineira foi a primeira a receber o evento no ano, que passará por outras quatro cidades levando conteúdo de qualidade sobre marketing digital.

No segundo dia do evento, grandes nomes subiram ao palco, entre eles a escritora e palestrante Carla Madeira; o fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso; e a publicitária e storyteller, Luiza Voll. Fechando o evento, o Reload recebeu a atriz e drag queen brasileira Rita Von Hunty, que soma mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais. Ela falou sobre diversidade e o futuro dos negócios.

Rita Von Hunty fechou a programação do Reload 2025, em BH. Crédito: Amanda Ketly
Rita Von Hunty fechou a programação do Reload 2025, em BH. Crédito: Amanda Ketly

“Foram dois dias de evento, muito conteúdo, com dois auditórios lotados, repletos de informações para um público engajado. Isso reforça o quão importante é oferecer para o empreendedor conteúdos que atendam suas necessidades. No Reload, os participantes puderam contar com especialistas no assunto, oficinas práticas e uma série de ferramentas essenciais para que eles possam impulsionar os seus negócios e performar mais e melhor”, destaca a analista do Sebrae Minas, Michelle Chalub.

Carla Madeira no Reload 2025

Um dos nomes mais aguardados no 2º dia do evento foi o da escritora brasileira mais lida do país, Carla Madeira. Destaque com “Tudo É Rio”, “A Natureza da Mordida” e “Véspera” – obras que já venderam 973.103 cópias – Carla falou sobre a importância de saber contar boas histórias e como elas podem ajudar a gerar conexão com o público. Ela conversou com a Agência Sebrae de Notícias.

ASN: Mesmo com uma carreira já consolidada na comunicação, você resolveu se lançar no mercado literário. Era um segmento que pensava em empreender?

Carla: Eu brinco que eu não vou permitir que a literatura vire job. A literatura para mim está num outro lugar. Não foi uma decisão: ‘eu vou fazer um negócio, ser uma autor, fazer sucesso!’ Quando comecei, eu não sabia que se tornaria um livro, nem mesmo se iria publicar.

Eu tive uma profunda adesão com a história que eu estava contando. E essa história aconteceu no leitor. Ele também viu o sentido nessa história e foi impactado por ela da mesma forma que eu. E daí surgiu uma força muito grande de mercado.

Eu tenho dito que na literatura você pode ter todo o composto de marketing trabalhando: um bom produto, distribuição, trabalho de comunicação, preço justo, mas não garante que o livro aconteça. Porque o livro realmente acontece no leitor. E isso a gente não compreende muito bem porque acontece. A gente tem algumas pistas, hipóteses.

Se a gente pudesse dominar a técnica de fazer um best-seller acontecer, por exemplo, a gente estava muito bem. Ninguém sabe como viralizar um livro, um filme, ou um conteúdo nas redes sociais. Mas quando acontece, é porque tem uma força de conexão grande com o público.

ASN: E como os pequenos negócios podem utilizar de boas histórias para se conectar com o seu público?

Carla: Hoje, as marcas precisam se organizar para contar suas histórias. É uma questão de sobrevivência. Se a história for relevante, única e atenta ao valor que aquela empresa tem para o seu público, ela cria conexão. É uma diferenciação, que é fundamental para quem quer competir no mercado.

Se você quer que a sua marca ocupe a cabeça das pessoas, vai ter que passar pelos sentidos dela. As empresas precisam aprender a contar suas histórias. É isso que irá conectá-las com as pessoas.

Carla Madeira autografou alguns livros de participantes do evento, ao final da palestra. Crédito: Amanda Ketly
Carla Madeira autografou alguns livros de participantes do evento, ao final da palestra. Crédito: Amanda Ketly

Próximas edições do Reload

O Reload Belo Horizonte chegou ao fim, mas não para por aqui. Neste ano, o evento também passará pelas cidades de Pouso Alegre (9 de julho), Ituiutaba (9 de julho) , Montes Claros (08 e 09 de agosto) e Governador Valadares (19 e 20 de setembro). Confira a agenda pelo site do Reload.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro

Aline Reis (Stark) – (31) 99934-0658

aline.stark@sebraemg.com.br

  • Carla Madeira
  • evento de marketing digital
  • Reload 2025
  • Reload BH
  • sebrae minas