ASN MG
Compartilhe

Programa de inovação do Sebrae auxilia empresários a expandirem negócios

Segundo ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) chega ao fim com cerca de 200 empresários atendidos nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba. Novas vagas serão abertas com início das atividades previsto para março
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

Conquistar e fidelizar novos clientes, melhorar a performance da equipe, ser referência no setor, aumentar o faturamento e tornar a empresa mais competitiva são alguns dos anseios dos empreendedores que participam do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Minas. Na busca para implementar ações de inovação e conquistar bons resultados, cerca de 200 empresários de nove cidades das regiões Noroeste e Alto Paranaíba estão finalizando o segundo ciclo do projeto. Em março, uma nova etapa será iniciada.

Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio de vários parceiros locais, o ALI é a maior iniciativa do Sebrae com foco em inovação para pequenos negócios. O programa oferece acompanhamento personalizado, totalmente gratuito, com um agente treinado para auxiliar os empresários a buscarem soluções inovadoras, de acordo com as particularidades de cada empreendimento. “O ALI leva às empresas ferramentas ágeis de vivência do processo de gestão da inovação e auxilia na obtenção de resultados concretos”, explica a analista do Sebrae Minas, Lorena Milan.

Tirando a ideia do papel

A dentista Regislaine Aparecida da Silva, proprietária da Clínica Odontológica Odonto Riso e RL Implantes, em Paracatu, é uma das participantes do segundo ciclo do programa. Ela conta que o conhecimento adquirido nos atendimentos já está sendo colocado em prática. “Com dez anos de empresa, eu me sentia pronta para deixar de fazer as coisas de forma ‘doméstica’ e passar a entender a gestão da clínica de forma mais madura. Com o auxílio do Sebrae, estou conseguindo realizar novas parcerias, mudar a forma de conduzir minha equipe e, com isso, aumentar a margem de lucro e otimizar meu tempo”, explica.

Ainda de acordo com a cirurgiã dentista, a empresa iniciou um teste de expansão para avaliar o novo formato implementado.  “Antes era eu quem conduzia toda a clínica. Tudo girava em torno das minhas decisões. Com esse novo formato, a ideia é reduzir o custo operacional da empresa e dar mais autonomia às outras duas profissionais que trabalham comigo na clínica. Dando certo esse teste, iremos iniciar uma sociedade”. Outro passo planejado por Regislaine é investir em equipamentos radiológicos. “Com isso queremos agregar valor para os nossos clientes. Hoje encaminhamos os pacientes para uma clínica de radiologia” revela.

Outra empresa participante do Programa ALI que também irá oferecer inovações para seus clientes é a Drogaria MM, da cidade de Patrocínio. De acordo com a empresária e estudante de farmácia, Maria Eduarda Ferreira, muitas ideias que estavam no papel há anos puderam ser implantadas a partir das orientações do ALI. “Iniciamos um plano de ação e passamos a oferecer atendimento farmacêutico especializado. Era uma ideia antiga e que agora virou realidade”, conta.

Novo ciclo começa em março

Além de Paracatu e Patrocínio, o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) contemplará empreendedores das cidades de Patos de Minas, Monte Carmelo, São Gotardo, Carmo do Paranaíba, João Pinheiro, Vazante e Unaí. O primeiro ciclo, finalizado em junho de 2020, também atendeu cerca de 200 empresas.

Previsto para começar em março, a nova etapa do projeto, que passa integrar o ‘Programa Brasil Mais’, será realizado em parceria com o Ministério da Economia, CNPQ, Senai e ABDI. O objetivo é aumentar a produtividade e competitividade das empresas, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto por meio de um acompanhamento contínuo e consultorias especializadas com duração de quatro meses.

Poderão participar microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) do comércio e serviço. Os interessados em participar do ALI podem se inscrever pelo Portal do Sebrae. Mais informações pelos telefones (38) 3679-8300 ou 0800 570 0800.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640

[email protected]

Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255

[email protected]

  • Programa ALI