Pequenas empresas que buscam crescimento comercial, novas oportunidades de vendas e acesso a mercados podem contar com o apoio do programa Move + Agente de Mercado, uma iniciativa inovadora do Sebrae. O programa visa fortalecer a atuação comercial das empresas participantes e prepará-las para conquistar novos compradores, com o suporte de Agentes de Mercado, consultores especializados que atuam diretamente no fortalecimento das estratégias de venda e prospecção de clientes.
O programa é voltado para empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas), e ocorre por meio de encontros entre as empresas participantes e os Agentes de Mercado, que fazem uma avaliação do negócio, identificam oportunidades no mercado e agendam conversas com os potenciais compradores. Neste ano, o Sebrae irá realizar 24 novas turmas do programa em todo o estado, com a participação de até 480 empresas. As empresas interessadas em participar, podem se inscrever pelo site.
A analista do Sebrae Minas, Vanessa Visacro, destaca que “o grande desafio das empresas é não apenas vender mais, mas vender melhor. Isso significa ser eficiente no processo de vendas, gerar boas experiências para o cliente e construir relações duradouras.” Por isso, a importância do suporte de um Agente de Mercado, “que irá orientar as pequenas empresas sobre técnicas e estratégias de vendas, além de viabilizar oportunidades reais de negócios, conectando-as com compradores com potencial”, enfatiza.
O programa tem duração de cinco meses e cada empresa participante poderá ter encontros com até 11 empresas compradoras, prospectadas pelo Agente de Mercado. Podem participar micro e pequenas empresas, artesãos e produtores rurais, com atuação B2B. Desde 2023, quando foi criado, o Move + Agente de Mercado já atendeu mais de 2.900 empresas de diversos segmentos em todo o estado.
Abertura de mercados
Danilo Souza e Silva é gerente da Goianeiros Alimentos, de Divinópolis/MG, empresa de alimentos especializada no segmento de carnes. O empreendedor conta que já participou duas vezes do programa Move + e que a iniciativa foi essencial para abrir novas oportunidades para o negócio. “Entramos no programa, inicialmente, com o objetivo de organizar a estrutura interna e construir a imagem da empresa, para em seguida prospectar novos clientes e alcançar novos mercados”, relembra. “Estamos em processo de desenvolvimento de um novo selo, que irá nos permitir vender para outros estados, e o programa tem nos dado suporte nesse processo. Além disso, ao longo do caminho, conquistamos novos clientes e muitas portas se abriram”, acrescenta.
Conheça as etapas do programa:
· 1ª etapa: As empresas, junto com o Agente de Mercado, avaliam suas forças e fraquezas, preparam-se para atender novos clientes e recebem orientação do Agente de Mercado para aumentar suas chances de vendas.
· 2ª etapa: O Agente de Mercado facilita aproximações comerciais, cruzando dados e prospectando até 11 novos compradores para cada empresa atendida.
· 3ª etapa: A empresa, junto com o Agente de Mercado, elabora um plano para continuar expandindo seus negócios.
Saiba mais sobre o programa Move + Agente de Mercado, clicando aqui.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
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