Mais de R$ 5 milhões em expectativas de negócios foram gerados durante o ‘Prepara Gastronomia: inovação e negócios’. O resultado ultrapassou os R$ 2,8 milhões prospectados no ano passado. A quarta edição do evento, realizada na última segunda (6/5) e terça-feira (7/5), reuniu 32 fornecedores de insumos, maquinários e soluções digitais e 150 empresas compradoras do setor de alimentação durante a Rodada de Negócios. Os pequenos negócios tiveram a oportunidade de negociar preços mais acessíveis, conhecer novidades do mercado e fazer novas parcerias.
Nesta edição, 16 dos 32 fornecedores ofereceram novas tecnologias e inovações voltadas para solucionar problemas de empresas do setor de alimentação e direcionadas para melhorar a gestão, processos e controle de estoques, facilitar e dar mais agilidade a contratação de pessoas, aumentar a eficiência de sistemas de autoatendimento e autopagamento, além de criar conteúdos atrativos para as redes sociais.
“Durante os encontros, os donos de pequenos negócios de alimentação tiveram a oportunidade de conhecer soluções que facilitem a operação, a gestão, a qualidade dos produtos, e principalmente experiência do cliente e expandir sua presença no mercado. Um dos objetivos do ‘Prepara Gastronomia: inovação e negócios’ é chamar a atenção dos empreendedores para o funcionamento dessas ferramentas, tornando-os mais preparados para atender as demandas dos clientes e se adaptar a um mercado cada vez mais dinâmico”, justifica o analista do Sebrae Minas Renato Lana.
Participando pela primeira vez da Rodada de Negócios do ‘Prepara Gastronomia, Mateus Fernandes, proprietário do Caldo Bom do Mateus, veio de Roraima para participar do evento em Belo Horizonte. Ele pretende transformar o restaurante em uma fábrica de caldos, mas para isso procura por novidades e soluções que viabilizem a eficiência dos processos, diminua os custos e amplie a produção.
“Vim à procura de maquinário, mas encontrei soluções inovadoras que poderão ajudar a tornar meu sonho realidade. Como vivemos em uma região no extremo Norte do país, temos pouco acesso às novidades do mercado. Além disso, durante o evento tive a oportunidade de conhecer algumas tecnologias e equipamentos que podem aumentar minha escala de produção, reduzir a jornada de trabalho dos funcionários, evitando a sobrecarga de serviço e o pagamento de horas extras”, explica o empresário.
Experiência do cliente
Outra solução apresentada durante a Rodada de Negócios foi a plataforma de gestão de experiência do cliente, Falaê. Criado há três anos e meio, na época, por quatro estudantes de Juiz de Fora, que perceberam uma dor de donos de bares e restaurantes.
“Em média um cliente insatisfeito conta para 11 pessoas sua experiência negativa, situação que pode prejudicar a reputação do estabelecimento. Pensando nisso, criamos um aplicativo que o cliente participa de uma pesquisa que avalia a experiência que teve e recebe benefícios para isso. Instantaneamente, o empresário é notificado sobre a avaliação e pode corrigir ou implementar rapidamente alguma melhoria para resolver o problema”, explica um dos sócios e fundadores da Falaê, Igor Fernandes.
Atualmente, o Falaê oferece o serviço por assinatura a partir de R$ 197,00. O negócio que começou sem nenhum investimento financeiro, hoje emprega 12 funcionários e já contabiliza cerca de 800 operações em todo o país. A startup é apoiada pelo Sebrae Connect, iniciativa que conecta pequenos negócios a soluções tecnológicas e digitais disponibilizadas pelo mercado.
Menos desperdício mais economia
Outro dilema do setor de alimentação é o desperdício. Diariamente, toneladas de alimentos são descartados, impactando não só o bolso do empresário como também o meio ambiente. Para minimizar esse problema, foi criado o Food to Save, um aplicativo que comercializa excedentes de produção, produtos fora do padrão estético e/ou itens próximos da validade para consumo imediato e com preços acessíveis.
“Podem se cadastrar desde padarias, supermercados, hortifrútis, cafeterias, confeitarias até hotéis. O excedente de alimentos é disponibilizado no aplicativo para o consumidor, que pode comprar os produtos com até 70% de desconto. Em contrapartida, o empresário tem em média 22% de recuperação da receita. Costumo dizer que não é lucro, mas é dinheiro no bolso, redução de prejuízos e de descarte de lixo no meio ambiente”, afirma o gerente comercial da Food to Save em Minas Gerais, Thiago Duarte.
Em três anos de operação, a Food to Save já possui mais de 4 mil estabelecimentos cadastrados e cerca de 1,5 milhão de usuários em oito capitais do país, incluindo Belo Horizonte.
A solução também foi apresentada e negociada durante a Rodada de Negócios do ‘Prepara Gastronomia: inovação e negócios’.
Outros resultados
Além da oportunidade de fazer negócios, o ‘Prepara Gastronomia: inovação e negócios’ também ofereceu conhecimento e informações para os mais de 700 participantes. Nos dois dias do evento foram promovidas mais de 30 palestras, painéis e aulas show. Mais de 80 pessoas receberam orientações nas consultorias individuais sobre gestão, reputação e engajamento digital, engenharia de cardápio, cliente oculto e inteligência artificial aplicada ao segmento de alimentação.
A 4ª edição do evento faz parte das ações do programa ‘Prepara Gastronomia’, uma estratégia do Sebrae Minas que oferece suporte empresarial para pequenos negócios de alimentação fora do lar no estado. O objetivo é melhorar a gestão dos empreendimentos, prepará-los para as novas demandas do mercado e valorizar as vocações e experiências gastronômicas regionais, estimulando não só a gastronomia, mas também toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, comércio e serviços.
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