ASN MG Atualização
Compartilhe

Pecuaristas do Vale do Mucuri vão receber consultorias subsidiadas do Sebraetec FIV

Iniciativa possibilita o melhoramento genético do rebanho com a técnica de fertilização in vitro
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Produtores de leite do Baixo Vale do Mucuri participam do Sebraetec FIV, programa de acesso subsidiado ao processo de melhoramento genético do rebanho. A iniciativa do Sebrae Minas é voltada para produtores vinculados aos Sindicatos de Produtores Rurais de 11 cidades da região: Nanuque, Serra dos Aimorés, Carlos Chagas, Pavão, Crisólita, Águas Formosas, Fronteira, Machacalis, Santa Helena de Minas, Bertópolis e Umburatiba.

Para facilitar o acesso de pequenos produtores ao Sebraetec FIV, 70% do valor será subsidiado pelo Sebrae Minas, e os 30% restantes pelo produtor rural. Os interessados em participar do programa deverão procurar o Sindicato do Produtor Rural ou um dos parceiros como Sicoob Credinorte, Laticínios Mucuri e Sala Mineira do Empreendedor para mais informações.

A sigla FIV é referente ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas, que não suportariam uma gestação natural, e o nascimento de animais com qualidade superior.

O método FIV também permite que haja mais embriões de uma única doadora, possibilite o nascimento de mais fêmeas para a pecuária de leite, padronize o grau de sangue desejado do animal de acordo com o sistema de produção, gera maior produtividade de leite e rebanho, além de aumentar a renda do produtor rural e a valorização da atividade leiteira.

“Mesmo os pequenos produtores devem enxergar as novas tecnologias de produção como impulsos para o avanço nas vendas e no dia a dia de produção. Com a fertilização in vitro, se torna possível planejar os negócios do campo com novas expectativas e melhoramento contínuo”, destaca a analista do Sebrae Minas Renata Carvalho.

A presidente do Sindicato do Produtor Rural de Machacalis, Klécila Portes, há três anos no cargo, ressalta que o programa representa um avanço econômico para a região, e uma oportunidade para os pequenos produtores rurais. “Além do melhoramento genético, a execução do Sebraetec FIV contribuiu para fomentar o comércio local, uma vez que impacta diretamente nos ganhos dos produtores”, destaca.

Resultados

Desde a sua implementação no Baixo Vale do Mucuri, em 2020, o projeto atendeu 206 produtores, alcançando 1.774 de prenhezes e 3.952 embriões contratados.

O produtor rural em Machacalis George Quaresma aderiu ao programa em 2021, com o objetivo de melhorar a qualidade genética do rebanho com tecnologia de baixo custo. “É uma grande conquista investir no crescimento do meu negócio pensando sempre no bem-estar do animal”, reforça.

Pecuária em números

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal 2020, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais tem a quarta maior população bovina do país, formada por 22,2 milhões de cabeças de gado. Além disso, de acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), mais de 310 mil fazendas mineiras dedicam-se à pecuária de leite ou de corte no estado.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Catherina Dias – (33) 99190-0011

[email protected]

  • FIV
  • melhoramento genético
  • pecuária
  • produtor rural
  • Sebraetec