Com o propósito de fortalecer o ecossistema de inovação de Santa Rita do Sapucaí e ampliar a inserção internacional das empresas locais, o Sebrae Minas, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), promoveu uma missão técnica à Ásia entre os dias 6 e 20 de outubro. A iniciativa reafirma o compromisso das duas entidades com o desenvolvimento sustentável e inovador do APL Eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí, reconhecido nacionalmente como o Vale da Eletrônica.
A missão reuniu 15 participantes, entre empresários e representantes do Sebrae Minas, em uma imersão que incluiu visitas a importantes feiras internacionais do setor. Em Hong Kong, o grupo participou da Global Sources e da Hong Kong Trade Development Council (HKTDC), eventos que reúnem as mais recentes inovações em tecnologia e eletrônicos. Em seguida, a comitiva seguiu para Guangzhou, onde marcou presença na Canton Fair, considerada a maior feira multissetorial da Ásia e uma das principais vitrines mundiais de tendências industriais e oportunidades de negócios globais.

Durante a programação, os empresários puderam estabelecer conexões estratégicas, identificar novos fornecedores e conhecer soluções tecnológicas de ponta, com o suporte técnico do Sebrae Minas. “Participar dessa missão foi uma grande oportunidade de aprendizado e conexão. Tivemos contato com novas tendências e fortalecemos parcerias com fornecedores. A experiência reforçou a importância de buscar a melhoria contínua, inspirados em países que são referência em excelência. Voltamos com novas ideias, motivação e a certeza de que investir em conhecimento e parcerias é o caminho para um crescimento sustentável”, destaca a empreendedora Claudia Fernandes Mendes.
Para a analista do Sebrae Minas Myrian Sousa, a iniciativa reforça a atuação contínua da instituição no apoio aos empreendedores do território. “O Sebrae Minas tem trabalhado para aproximar os empresários da região das oportunidades internacionais e das novas tecnologias. Essa missão reforça o nosso papel no fomento à competitividade e à internacionalização dos pequenos negócios, permitindo que os participantes identifiquem tendências, firmem parcerias e tragam para o Vale da Eletrônica experiências que certamente vão impulsionar o crescimento do território”, ressalta.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade

