Proprietária da Soberana, no município de João Pinheiro, região noroeste de Minas Gerais, Juliana Batista de Castro teve que inovar para superar a crise provocada pela pandemia. Após participar do Programa Brasil Mais, a empreendedora, que comercializa roupas femininas e masculinas de grandes marcas, aumentou o faturamento da empresa e já se prepara para mudar para um espaço cinco vezes maior que o atual.
Juliana conta que participa frequentemente das capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas. Ao ser convidada a se inscrever no programa Brasil Mais, que estimula a produtividade e a competitividade nas pequenas empresas, não pensou duas vezes. Com dedicação e foco em resultados, a empreendedora cumpriu todas as atividades e os conteúdos propostos pelo consultor. “O Brasil Mais fez com que eu acreditasse mais em mim mesma. Se eu preciso, consigo”.
Antes, porém, foi preciso mudar a maneira de se relacionar com os clientes. Segundo ela, o atendimento se tornou mais estratégico, personalizado e direto. “Descobri que a identidade da loja é minha própria cara. Por meio do Instagram e do WhatsApp, passei a conversar mais com os clientes, a realizar lives relâmpago de produtos específicos, a fazer postagens mais direcionadas e a mostrar o dia a dia da loja, que está há sete anos no mercado. O resultado está sendo muito positivo”.
De acordo com a empresária, o faturamento vem aumentando progressivamente. Para efeito de comparação, em junho, o estabelecimento faturou R$ 15 mil a mais do que no mesmo mês do ano passado.
Identificação com o cliente
Com quase 3.700 seguidores no Instagram, o perfil da Soberana Store conquistou mais de mil novos inscritos desde o início da pandemia. Para a empreendedora, entretanto, o número de seguidores não é o mais importante. “Percebi que o resultado mais significativo é a fidelização do público. É essa identificação que propicia um retorno mais expressivo”.
A empreendedora explica que as últimas lives realizadas, assistidas por pouco mais de 30 pessoas, geraram o mesmo faturamento das realizadas tempos atrás, que chegaram a reunir até 260 espectadores. Segundo ela, isso se deve ao fato de, atualmente, 70% dos seguidores serem consumidores ativos da loja. “As lives relâmpago, específicas para determinado público, dão mais retorno”, afirma.
De acordo com o analista do Sebrae Minas Jorge Luís, a qualidade no atendimento e o bom relacionamento com o cliente são fundamentais para quem quer se diferenciar no mercado. “Atualmente, os empreendedores precisam conhecer cada vez mais o seu público para de fato entregar valor com seus produtos e serviços. Com a fidelização, o empresário pode gerar uma série de vantagens e benefícios, fazendo com que o cliente seja fiel e propagador da marca, divulgando a empresa para outros consumidores “.
Programa Brasil Mais
O Sebrae Minas iniciou em julho o segundo ciclo do Programa Brasil Mais nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba. A iniciativa é voltada para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), dos ramos do comércio e serviços, e visa incentivar a produtividade e a competitividade dos negócios.
Além de empreendedores de João Pinheiro, empresas das cidades de Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Monte Carmelo, São Gotardo, Carmo do Paranaíba, Vazante e Unaí podem participar da capacitação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.gov.br/brasilmais. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de julho.
Mais informações pelos telefones (38) 3679-8300 ou 0800 570 0800.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640
