As novas tecnologias e funcionalidades da Inteligência Artificial mudaram os hábitos de consumo e também as ações e estratégias das empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas revelou que, entre os principais motivos para a adoção da IA nos pequenos negócios, estão o aumento da eficiência operacional (64%), seguido por melhoria na tomada de decisões (24%) e melhoria no atendimento aos clientes (19%).
No entanto, os principais desafios enfrentados pelos empreendedores que já utilizam alguma ferramenta de IA, são a falta de conhecimento técnico (43%) e a integração com sistemas existentes (21%). Outros desafios incluem a manutenção contínua (16%) e o alto custo inicial (15%).
A analista do Sebrae Minas, Tábata Moreira, explica que “a falta de conhecimento técnico se apresenta como a maior barreira, uma vez que se trata de uma tecnologia incipiente, em que a fronteira do que a IA pode ou não fazer está em constante mudança. Isso pode gerar apreensão entre aqueles que não se envolvem com a ferramenta de alguma forma no seu dia a dia, e até mesmo entre aqueles que utilizam.”
Ela ressalta ainda que “devido ao seu alto custo inicial e a dificuldade de utilizá-la de maneira eficiente e integrada aos seus processos habituais, os empreendedores ainda identificam o investimento associado a um alto risco. Por isso, a importância de começar de forma estruturada, aproveitando os recursos disponíveis e minimizando os riscos associados à adoção da tecnologia.”
Confira, a seguir, algumas dicas para quem deseja introduzir a Inteligência Artificial no negócio:
1) Entender as necessidades do negócio: identificar áreas onde a IA pode trazer benefícios, como automação de processos, análise de dados ou melhoria no atendimento ao cliente.
2) Capacitação técnica: investir em treinamentos para a equipe sobre as tecnologias de IA e como elas podem ser aplicadas no negócio.
3) Escolher ferramentas acessíveis: iniciar com soluções de IA que sejam de fácil implementação e baixo custo, como chatbots ou ferramentas de automação de marketing.
4) Implementar de forma gradual: testar a IA em pequenas áreas do negócio para avaliar seu impacto e ajustar conforme necessário.
5) Monitorar e otimizar: após a implementação, monitorar os resultados e realizar otimizações contínuas para maximizar os benefícios da IA.
-
A analista reforça que os benefícios da IA para os pequenos negócios são inúmeros e devem ser aproveitados. “A IA possibilita a melhoria dos processos e da eficiência operacional, além da aumentar a produtividade e auxiliar na tomada de decisões. Com a IA, é possível reduzir custos, automatizar o atendimento e otimizar estratégias de marketing digital e vendas, sem a necessidade de intervenção humana constante. Ao automatizar tarefas repetitivas e manuais, as empresas podem liberar tempo e esforços para focar em atividades estratégicas e de maior valor agregado.”
-
Sebrae Play
Na plataforma do Sebrae Play, o Sebrae Minas reuniu diversos conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Inteligência Artificial, inovação e tecnologia. Acesse o link para saber mais.
O Sebrae Play é uma plataforma que disponibiliza cursos e conteúdo sobre empreendedorismo, estratégia e gestão, finanças, franquias, inovação e tecnologia, leis e impostos, liderança e pessoas, marketing digital, startups e vendas. A ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico, foi criada em 2022 e já disponibilizou diversos conteúdos para os usuários que querem abrir ou expandir um negócio.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275/9276