Quando o assunto é venda pela internet, a Monshell-Car é referência no Sul de Minas: mais de 50% de seus produtos são comercializados via plataformas de comércio eletrônico, como Amazon, Americanas, Shopee, Magazine Luíza e Mercado Livre, e no e-commerce próprio, o site da loja.
Em Campo do Meio, a fabricação de capas para bancos de carros faz parte da tradição local. A produção começou de forma artesanal, cresceu aos poucos e tornou-se uma das principais atividades econômicas do município.
Os avós de Michell José Rúbia Oliveira estão entre os pioneiros: em 1998, começaram a trabalhar em casa e, com o crescimento do negócio, abriram a fábrica. Naquela época, o neto só ajudava, mas, em 2011, ele descobriu que poderia comercializar os produtos da família pela internet, na plataforma digital do Mercado Livre. A ideia deu certo e motivou Michel a abrir sua própria loja. Em 2015, surgia a Monshell-Car.
Expansão
A empresa já nasceu digital e evoluiu, utilizando-se das várias plataformas e, também, do e-commerce próprio. As redes sociais são usadas para divulgação dos produtos: a loja está presente no Facebook e no Instagram, onde já tem quase 15 mil seguidores.
Familiarizada com a linguagem dos marketplaces, a Monshell-Car já estava preparada para atuar no ambiente digital e enfrentou os desafios da pandemia com relativa tranquilidade. Em 2019, já comercializava 50 unidades de capas por dia, on-line. Em março de 2020, nos primeiros dias de fechamento das atividades e de incertezas, as vendas caíram para menos de 10 capas/dia. Mas, pouco depois, quando os consumidores aderiram ao comércio eletrônico, as vendas explodiram e chegaram a 150 capas por dia. “A gente quase não deu conta de atender. Foi preciso contratar mais funcionários, mas não encontrava mão de obra”, lembra Michell.
Para atingir esses números, o empresário buscou o Sebrae Minas, por meio de cursos e capacitações e, especialmente, pelo programa Sebraetec, no qual ele participa pela quinta vez.
“A visão do empreendedor e a organização dos processos da empresa geraram esses resultados”, comenta a analista do Sebrae Minas Adaíby Gonçalves.
A empresa, que em 2015 tinha quatro funcionários e vendia 20 capas por dia, conta hoje com mais de 50 colaboradores, entre diretos e indiretos, e espera crescer mais de 40% até o final deste ano.
Assim como o exemplo da Monshell-Car, a pesquisa Marketing Digital nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae Minas entre 8 e 20 de maio, apontou que 76% dos empreendedores acreditam que usar a internet para divulgar ou vender seus produtos e serviços foi essencial para a sobrevivência do negócio ao longo do último ano. “Acho que se não tivesse investido no marketing digital, a minha empresa não estaria onde está hoje. Estou muito satisfeito”, comemora Michell.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Juliana Campos Silva – (35) 99204-0098
-
Coordenador de Assessoria de Imprensa
Richard Novaes – (31) 98884-0255
