O Sebrae Minas e o Governo do Estado oficializaram, na última quinta-feira (13/11), o Sistema Regional de Inovação (SRI) durante encontro que reuniu cerca de 250 lideranças do setor público, produtivo, acadêmico e da sociedade civil no Palace Cassino, em Poços de Caldas. O evento também marcou o lançamento da Resolução Estadual que define as diretrizes para reconhecer os Sistemas Regionais de Inovação como parte do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais.
O SRI consolida uma articulação iniciada em 2024 para integrar poder público, setor produtivo, universidades e sociedade civil em ações contínuas de inovação e desenvolvimento territorial. O grupo reúne os municípios de Itajubá, Lavras, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Varginha, que passam a atuar de forma colaborativa para fortalecer o ambiente de negócios e ampliar oportunidades no Sul de Minas.
“É muito interessante ouvir representantes destes setores destacarem o papel do Sebrae nesse elo que conecta os atores para que o projeto aconteça. Unir seis cidades do Sul de Minas em torno da inovação é um grande desafio, considerando as vocações e o nível de cada uma, mas essa colaboração é essencial para desenvolver a região, tendo a inovação como base para o progresso tecnológico”, afirma o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.

Do Sul de Minas para o restante do Estado
A resolução inédita, apresentada durante o encontro, estabelece normas e critérios para o reconhecimento de Sistemas Regionais de Inovação em Minas Gerais. O documento cria uma base institucional para garantir continuidade às iniciativas territoriais e integrá-las às políticas públicas de longo prazo nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, a resolução é um passo decisivo para expandir o modelo construído no Sul de Minas para outras regiões. “Nosso objetivo é claro: conectar governo, empresas e universidades para gerar mais tecnologia, inovação e, sobretudo, emprego e renda de qualidade. O que começa em Poços de Caldas serve de referência para que outras regiões também fortaleçam seus ecossistemas e ampliem as oportunidades para a sociedade”, destaca.

Cooperação entre universidades fortalece articulação regional
O encontro também contou com a assinatura de um acordo de cooperação entre universidades do Sul de Minas, reforçando o compromisso com a integração acadêmica e o desenvolvimento regional. O termo foi assinado pelos reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) Sul de Minas, Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Inatel, Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Cefet-MG.
Para o reitor da Unifei, Marcel Parentoni, a parceria amplia a conexão entre ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo. “A universidade é uma das hélices essenciais do ecossistema de inovação. Formamos profissionais especializados e produzimos conhecimento que impulsiona novas soluções, mas esse processo depende da interação com empresas, parques tecnológicos e o poder público. Quando essa sinergia acontece, criamos um ambiente que facilita a entrada dos estudantes no mercado de trabalho e fortalece o desenvolvimento de todo o Sul de Minas”, afirma.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas| Regional Sul
Luciana Trindade
[email protected]

