De acordo com a pesquisa Marketing Digital nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae Minas entre 8 e 20 de maio, um em cada 10 donos de pequenos negócios de Minas Gerais que utilizam ferramentas de marketing digital decidiu fechar definitivamente seu estabelecimento físico durante a pandemia e atuar apenas na internet para divulgação e vendas. O estudo mostra ainda que a maioria desses empreendedores (76%) acredita que usar a internet para divulgar ou vender seus produtos e serviços foi essencial para a sobrevivência do negócio ao longo do último ano.
O levantamento, que ouviu 1.160 Microempreendedores Individuais (MEI), mostra que 43% dos empreendedores já utilizavam a internet para divulgação e 38% para vendas antes da pandemia, mas 20% e 19%, respectivamente, começaram a usar a internet para divulgar e vender durante a pandemia.
Um exemplo de empresa que aperfeiçoou a presença digital durante a pandemia é o Grupo Lana Soluções Automotivas, de Itabira, que engloba as lojas Auto Peças Lana, Lana Pneus e Lana Automotiva. Há quase 30 anos no mercado, a empresa familiar, que vive atualmente um momento de sucessão, presta serviços para veículos leves e pesados, além de comercializar peças.
Desde 2020, o Grupo Lana ampliou sua presença no Instagram, estabelecendo um relacionamento mais próximo com os clientes, o que resultou em aumento das vendas pelo WhatsApp e nas lojas físicas. “Ganhamos mais visibilidade, divulgação da marca, interação com o público e captação de novos clientes. Além disso, agilizamos nossos orçamentos. As vendas iniciadas pelos canais digitais cresceram, gerando a necessidade de investimento em pessoas e recursos tecnológicos. Até o início de 2020, tínhamos três celulares corporativos em nosso time de vendas e hoje temos seis, sendo um exclusivo para atendimento das demandas via WhatsApp, Instagram e Google”, conta Natália Lana, sócia e responsável pela Gestão de Pessoas e Marketing da empresa.
Segundo a empreendedora, o ambiente virtual ainda é novo para a empresa e as vendas não são o objetivo principal da estratégia de negócios até o final do ano. “Nessa fase, queremos estar presentes diariamente nas redes sociais, interagir com o público, compartilhar nossa rotina e gerar conteúdo de relevância, capaz de atrair a concorrida atenção dos nossos atuais clientes e de clientes em potencial.”
Com a movimentação do negócio nas redes sociais, o número de seguidores da Lana aumentou mais de 800%. No primeiro trimestre de 2020, eram 490 seguidores no Instagram e hoje já são 4.813, obtidos de forma orgânica.
Posicionamento no ambiente on-line
Natália já participou de duas consultorias de marketing digital no Sebrae Minas e conta que foi fundamental para fortalecer o posicionamento do Grupo Lana no ambiente on-line. “As consultorias nos ajudaram a alinhar a comunicação do Grupo nas redes sociais, criar um planejamento de conteúdo de forma estratégica e manter nossas redes mais atrativas. O encontro com o Sebrae aconteceu no momento certo”, ressalta a empresária.
Para 2022, o Grupo Lana Soluções Automotivas espera não apenas atender, mas realmente vender por meio do e-commerce. “Queremos expandir os canais de conteúdos gerados pela Lana para blogs, Youtube e LinkedIn”, finaliza Natália.
Para 2022, o Grupo Lana Soluções Automotivas espera não apenas atender, mas realmente vender por meio do e-commerce. “Queremos expandir os canais de conteúdos gerados pela Lana para blogs, Youtube e LinkedIn”, finaliza Natália.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Luciana Grillo – (32) 99925-9134 | (32) 99107-0468
-
