ASN MG Atualização
Compartilhe

Divinópolis busca referência em reaproveitamento dos resíduos da construção civil em missão técnica a Camboriú

Ação do Sebrae Minas levou lideranças públicas e empresariais para conhecer modelos consolidados de desenvolvimento sustentável e integração público-privada no Sul do país
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

Uma comitiva formada por lideranças públicas e empresariais do Centro-Oeste de Minas esteve, nos dias 18 e 19/11, em Balneário Camboriú (SC), para conhecer práticas consolidadas de reciclagem de resíduos da construção civil, modelos de inovação urbana e soluções voltadas para o desenvolvimento sustentável. A missão técnica foi promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sinduscon-CO e a Fiemg Regional Centro-Oeste.

No grupo estavam o gerente regional do Sebrae Minas, Leonardo Mól; a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida; os secretários de Desenvolvimento Econômico, e de Governo, Igor Cardoso e Matheus Tavares respectivamente. Também participaram o presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, e vice-presidente do Sinduscon-CO, Eduardo Soares, e o presidente da Agência Novo Oeste, Leonardo Gabriel.

As boas práticas percebidas durante a missão ampliam as possibilidades de implementar modelos eficazes de reciclagem e inovação urbana, alinhados ao desenvolvimento econômico e ambiental. “A partir dessa experiência, reforçamos nosso papel de conectar gestores públicos, empresários e instituições para acelerar soluções com impacto real aos municípios do Centro-Oeste”, afirma Mól.

Inovação urbana e desenvolvimento regional

Organizada para fortalecer o diálogo entre gestão pública e setores estratégicos da economia, a agenda teve como foco observar tecnologias, legislações e modelos operacionais que apresentam resultados consistentes no Sul do país. A visita à usina de reciclagem onde é feito o reaproveitamento integral de resíduos da construção civil foi o ponto central da missão. O local tem capacidade para processar, diariamente, até 1,5mil m³ de resíduos.

A comitiva acompanhou o processo que transforma restos de concreto, alvenaria e blocos cerâmicos em insumos utilizados em pavimentação e obras estruturais. O modelo, considerado referência nacional, contribui para a economia circular e para a redução significativa do volume de resíduos destinados a aterros. O roteiro ainda incluiu visitas ao Sinduscon de Balneário Camboriú, ao futuro edifício Senna Tower que possui 228 apartamentos e ao Expocenter.

“Se houver a união das entidades e dos empresários, com um planejamento de médio e longo prazo é possível implantar em Divinópolis tanto a usina de reciclagem, quanto o modelo de administração público/privado de um centro de convenção. Foi muito importante observar de perto estas experiências bem-sucedidas para embasar as nossas decisões para destinação correta de resíduos e modernização urbana”, destaca a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida.

No Sinduscon, o grupo discutiu com o presidente da entidade, Carlos Haacke, temas como uso e ocupação do solo, qualificação da construção civil e políticas de gestão de resíduos que transformaram a dinâmica urbana da região. A partir dessas referências, os representantes de Divinópolis puderam compreender como práticas bem estruturadas impactam diretamente a sustentabilidade e a economia local.

A transformação de desafios ambientais em oportunidades de desenvolvimento foi ressaltada pelo presidente da Fiemg Regional e vice-presidente do Sinduscon-CO, Eduardo Soares. “A missão reforça nosso compromisso em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o Centro-Oeste de Minas, estimulando a economia circular e fortalecendo a indústria da construção civil. Além de resolver esta questão em nosso município, podemos servir de modelo para outras cidades da região”, frisa.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

  • Balneário Camboriú
  • Divinópolis
  • gestão de resíduos
  • missão técnica