Um dos maiores nomes do marketing digital, Rafael Kiso foi um dos palestrantes que subiu ao palco do Reload, na última quarta (26/03), em Belo Horizonte. O fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil, usada por mais de 200 mil marcas, esteve no evento falando sobre “A era da Retenção – Como transformar atenção em conexão duradoura nas mídias sociais”.
Em sua palestra, Kiso destacou a importância de utilizar técnicas e estratégias para reter a atenção do usuário nas redes sociais, que hoje se tornaram um espaço de disputa por audiência, relevância e clientes. “Com a elevada criação de conteúdo para as mídias sociais, chamar a atenção é fundamental para se destacar no mar de informações. Mas a atenção é apenas o primeiro estágio e não a finalidade do conteúdo”, destaca o especialista. Para além da atenção, é preciso que o conteúdo gere retenção, engajamento e por fim, ressonância.
“Atenção é quando a empresa consegue despertar o interesse e captar o olhar do usuário. Já a retenção, é quando o usuário continua consumindo a informação, ou seja, tem a ver com o tempo de consumo do conteúdo. O engajamento é quando o usuário faz alguma ação, seja curtir, comentar ou compartilhar. Já a ressonância é o último estágio, que significa que o usuário consumiu, engajou e levou a mensagem adiante”, ressalta Kiso.
Em conversa com a Agência Sebrae de Notícias, Kiso falou sobre a importância da retenção e deu dicas sobre as tendências do marketing digital para 2025.
ASN-MG: Quais as principais tendências do marketing digital para 2025? O que os empreendedores devem ficar atentos?
Kiso: A principal tendência é o social selling, que é a venda social. As redes sociais são um espaço de pessoas, de diálogo, de relacionamento. Então o que você deve fazer é se conectar e interagir com os seus seguidores. Alguém te seguiu? Entre em contato com a pessoa, faça um primeiro acolhimento, deseje boas-vindas. Alguém comentou o seu post? Responda puxando algum assunto, gere uma conversa. O social selling é isso, é você fazer vendas através de conversação, de relacionamentos. Os dados que eu tenho mostram que, inclusive, essa estratégia gera mais vendas do que usar influenciadores digitais ou mídias pagas. A mídia paga pode te trazer um número elevado de seguidores, mas de que adianta, se você não fizer nenhuma ação com essas pessoas?
Dê atenção a todo mundo que te seguiu. Muita gente fala “eu tenho apenas mil seguidores”, mas já imaginou o que são mil pessoas dentro de uma sala? É muita coisa. Então, gere interações, inicie conversas, e consequentemente as vendas irão acontecer, sem dúvida nenhuma.
ASN-MG: O tema do Reload 2025 é “Chegue antes do algoritmo”. Então, o que os empreendedores devem fazer para se destacarem diante do algoritmo?
Kiso: Primeiro é preciso lembrar que, antes dos algoritmos, existe o comportamento de consumo dos clientes, e isso não muda. Então precisamos entender sobre isso: o que faz as pessoas comprarem o seu produto? O que motiva a decisão de compra? Entenda sobre as dores e necessidades dos seus clientes, estude comportamento de consumo. Se você entende sobre o algoritmo humano, vai performar bem em qualquer plataforma digital.
Agora, quando pensamos no algoritmo das mídias sociais, o que as pessoas têm que entender é que existe um único indicador, universal a todas elas, que é a retenção, o tempo que o usuário fica na plataforma. Seja no Instagram, TikTok, Linkedin, Youtube, se você não cria um conteúdo que ajuda a reter o usuário, esse conteúdo não será distribuído, ou seja, não será valorizado pelo algoritmo.
ASN-MG: E qual tipo de conteúdo ajuda a reter o usuário?
Kiso: O principal é pensar em conteúdos que levem informação, mas gerem entretenimento. Esse é o conceito de “infotenimento”. As redes sociais não são vitrines, as pessoas entram lá para passar o tempo, entreter, não necessariamente para comprar. Então não adianta remar contra a maré. 66% dos usuários das redes sociais consideram o “infotenimento” o tipo mais envolvente de conteúdo de marca. Basicamente, é o conteúdo que educa, informa e entretém ao mesmo tempo. Essa é sem dúvidas a principal técnica que as empresas precisam entender, se quiserem reter clientes.
ASN-MG: E como gerar conteúdos atrativos, relevantes e que gerem retenção?
Kiso: Lembre-se do principal: comece falando mais daquilo que você sabe, e não daquilo que você vende. Quando você entra no Instagram falando sobre o que você vende, está fazendo panfletagem digital, e ninguém está nas redes para ver propaganda. Então, comece a falar sobre conteúdos que ajudem as pessoas, conte histórias, faça narrativas envolventes. Estudos mostram que posts que contam histórias e despertam emoções geram 55% mais reconhecimento de marca do que conteúdos apenas informativos. É isso que fará a sua mensagem ser lembrada e compartilhada, e ficará gravada na lembrança do seu público.
Não tenha dúvidas de que o caminho para reter a atenção dos usuários está no poder do storytelling e do “infotenimento.”
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9276/9278
imprensa@sebraemg.com.br