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Chatbots para pequenos negócios: entenda como essa ferramenta pode ser uma aliada

Do atendimento ao cliente ao uso nas campanhas de marketing, a ferramenta apresenta muitas possibilidades para os empreendedores
Por Karla Lamounier
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Se engana quem pensa que as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) se aplicam apenas às grandes empresas ou corporações. Hoje, seja para a redução de tempo e custo, para otimizar processos ou melhorar o atendimento, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, muitas delas gratuitas ou de baixo custo, disponíveis para todos os tipos de empresas. Uma delas é o Chatbot, um software que se comporta como um robô inteligente, capaz de interagir com usuários por meio de respostas automáticas.

A ferramenta pode ser instalada em sites, nas mídias sociais e em aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger, e serve para automatizar respostas simples, filtrar assuntos e direcionar chamados. Com os chatbots, as empresas podem responder seus clientes a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial, sem a necessidade de uma equipe de atendimento.

“Os chatbots podem ser usados para responder dúvidas simples e rápidas dos consumidores, deixando a equipe de atendimento livre para se concentrar em outras atividades ou demandas mais complexas. Além disso, a ferramenta também pode ser uma aliada nas campanhas de marketing, enviando conteúdos relevantes para os clientes ou alertando sobre promoções e ofertas exclusivas, por exemplo”, destaca a analista do Sebrae Minas, Michelle Chalub.

Hoje, no mercado, existem inúmeras plataformas que oferecem serviços de chatbots. Para os pequenos negócios, a dica é começar com chatbots mais simples de configurar, com preço que caiba no orçamento e que atenda às necessidades e objetivos da empresa.

Confira algumas vantagens do uso dos chatbots para pequenos negócios:

Atendimento ao cliente: uso de chatbot para responder a perguntas frequentes dos clientes e fornecer informações sobre seus produtos ou serviços.
Marketing automatizado: os chatbots podem enviar mensagens personalizadas e ofertas especiais aos clientes.
Processos internos: é possível automatizar tarefas repetitivas, como agendamentos e pedidos, por meio dos chatbots.
Análise de dados: é possível coletar e analisar dados dos clientes para entender melhor suas dores e necessidades.
Integração de aplicativos: o chatbot pode ser integrado com outros aplicativos, como CRMs, para aprimorar a eficácia dos processos.

Reload 2025

Para apoiar empreendedores que desejam conhecer sobre tendências e novas tecnologias de Inteligência Artificial, o Sebrae Minas promove, nos dias 25 e 26 de março, em Belo Horizonte, o Reload 2025. O evento de marketing digital irá reunir grandes nomes e personalidades do mercado, que irão abordar diversas temáticas, tais como: Marketing de Influência, Produção de Conteúdo, Gestão de Mídias Sociais, Criatividade, Dados e Métricas, Tendências e Tecnologia, Vendas, Relacionamento com o cliente e Inteligência Artificial.

As inscrições já estão a todo vapor, pelo site do Reload. Neste ano, o evento também passará pelas cidades de Pouso Alegre, Montes Claros, Governador Valadares, Ituiutaba e Patos de Minas. Confira a agenda no site do evento.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9139 / 9276 / 9278 / 9271

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