O potencial do turismo religioso será a temática abordada no Fórum Regional dos Caminhos Franciscanos, que vai ocorrer na próxima sexta-feira (27/9), das 14h às 18h30, em Teófilo Otoni. A realização do evento é do Sebrae Minas, e os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, pelo (33) 3529-4950.
A programação inclui palestras sobre: “Turismo Religioso, um exercício de Fé com a Comunidade”, ministrada pelo presidente da Associação dos Caminhos Franciscanos (Acaf), Paulo Sérgio Almeida; e “Participação da Rota Caminhos Franciscanos em Eventos Nacionais”, com o turismólogo do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Gabriel Araújo, e o analista do Sebrae Minas Marcelo Rosa.
Além de atrair turistas de outros estados, os atrativos turísticos da região são visitados pela população local. Fato que é uma tendência, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada em setembro de 2024, pelo IBGE. O estudo apontou que em 82,5% das viagens nacionais, a mesma região do turista foi origem e destino, consolidando o turismo comunitário por meio de viagens em família ou em pequenos grupos, para conhecer áreas rurais e tradições religiosas locais.
“Os Caminhos Franciscanos atraem pessoas que buscam pelo turismo religioso, rural e de experiência. É um atrativo que fomenta o desenvolvimento regional, por meio da valorização da identidade, melhorando os empreendimentos locais, com geração de emprego, renda e capacitação”, destaca o gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes.
Pedal e Festa de São Francisco
A programação do Fórum Regional dos Caminhos Franciscanos contempla um pedal, no dia 29 de setembro (domingo), em função da festa de São Francisco, celebrada no próximo dia 4/10. Os peregrinos poderão vivenciar uma jornada de fé, reflexão e conexão com a natureza, motivada pela espiritualidade franciscana. A peregrinação de bike terá início no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, após o café da manhã, em Itambacuri. De lá, ‘biciclinos’ seguem em direção à Paróquia de São Francisco, em Teófilo Otoni, onde recebem a benção e o certificado do peregrino. O percurso tem 42km, incluindo parada de hidratação no córrego São José, e almoço ao final.
Caminhos Franciscanos
A Rota Caminhos Franciscanos era feita no período da colonização da cidade, pelos frades Capuchinhos e Clarissas Franciscanas, e se tornou um dos mais novos destinos turísticos religiosos de Minas Gerais. Conta-se que há 150 anos os frades Capuchinhos – dentre eles Frei Gaspar, Frei Ângelo, Frei Serafim e Frei Inocêncio – faziam esse percurso para trocar o que era produzido entre os municípios de Aldeamento (Itambacuri) e Filadélfia (Teófilo Otoni). Recentemente, foi inaugurado o novo ramal Frei Gaspar/Itambacuri.
Com esse contexto histórico, entidades e lideranças locais apoiadas pelo Sebrae Minas, realizaram, em 2019, um mapeamento técnico para desenvolver um produto do turismo religioso e de experiência: a Rota Caminhos Franciscanos. O Sebrae Minas promoveu diversas capacitações para mais de 30 empreendimentos credenciados, já inseridos no guia turístico da Rota, que contempla a zona urbana e rural das cidades.
Programação
Fórum Regional dos Caminhos Franciscanos
Dia: 27 de setembro (sexta)
Horário: 14h até 18h30
Local: Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Assis – Teófilo Otoni
Pedal pelos Caminhos Franciscanos
Dia: 29 de setembro (domingo)
Horário: 7h
Local: Santuário Nossa Senhora dos Anjos até Paróquia São Francisco – Teófilo Otoni
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins (Stark)
[email protected]