Araguari sedia, entre os dias 28 e 31 de março, a 26ª Fenicafé – Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada. No espaço “Fazenda Digital”, promovido pelo Sebrae Minas, produtores rurais e cafeicultores da região poderão encontrar soluções inovadoras voltadas para o setor e que serão oferecidas por cinco startups de Uberlândia.
As soluções apresentadas pelas empresas foram desenvolvidas a partir das principais necessidades e dificuldades enfrentadas pela agroindústria e pelos produtores rurais, entre elas: sistemas e plataformas de segurança eletrônico (WR Tecnologia), previsão de preços de commodities (Sapiens Agro), gestão e controle de custos de produção (Agrosolution e BeSirius), contratação, rastreamento, digitalização, auditoria e pagamento de frete (Polifrete), gestão de irrigação (iCrop) e serviço de monitoramento inteligente em grandes áreas (Alta Aerospace).
A programação prevê um talk com as startups, dentro do ambiente Fazenda Digital. O analista do Sebrae Minas Ariel Sanchez vai mediar as discussões sobre a tecnologia no agro nesta quinta-feira (29), às 14h e às 16h.
Origem Minas
Além da “Fazenda Digital”, os visitantes da Fenicafé também poderão conhecer, degustar e comprar produtos típicos da gastronomia mineira no estande “Origem Minas”, durante a Fenicafé. Entre as delícias, doce de leite, mel, geleias, queijos e café produzidos por pequenos produtores e da agroindústria do estado, participantes do projeto Origem Minas, uma iniciativa do Sebrae Minas e Faemg para estimular o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação de pequenos negócios mineiros do setor.
Fenicafé
A 26ª edição do evento traz novidades em máquinas, serviços e tecnologia, aliados a muita informação. A feira é dividida em duas partes:o XXV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado e a XXIV Feira de Irrigação em Café do Brasil.
Confira a programação completa no site www.fenicafe.com.br.
Produção de café
Atualmente, a cadeia produtiva do café gera cerca de 8 milhões de empregos no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O país se destaca como maior exportador do produto e se mantém na posição de segundo maior consumidor mundial.
Em Araguari, de acordo com a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), são 20 mil hectares de cafés plantados, dos quais 18 mil são irrigados. São aproximadamente 450 produtores na região. A previsão da ACA é que até o final do ano a produção chegue a 500 mil sacas de 60 quilos.
Serviço
26ª Fenicafé
De 28 a 31 de março
Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco
Araguari/MG
Informações: www.fenicafe.com.br
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Monica Cussi – (34) 99221 8280
[email protected]