ASN MG Atualização
Compartilhe

Seminário discute sobre melhorias no processo de produção do queijo artesanal mineiro

Evento integra a programação do 4° Festival do Queijo Artesanal de Minas, que acontece até domingo (25/9), no Parque da Gameleira
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

A capital mineira sedia, até domingo (25/9), a 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. Organizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg, o evento em sua primeira edição presencial, após dois anos de pandemia, chega com o objetivo de promover o queijo artesanal mineiro como importante símbolo da cultura do estado e gerador de renda para milhares de famílias nas regiões produtoras, além de impulsionar novos negócios entre os produtores e potenciais compradores. Abrindo a programação do evento, foi realizado, nesta quinta-feira (22/9), o primeiro dia do Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas, no Parque da Gameleira.

O encontro tem o objetivo de discutir assuntos relevantes que possam beneficiar os produtores de queijo e a cadeia que envolve todo o processo. Entre essas temáticas estão os processos para a obtenção de registros para a produção de queijo.

“Neste ano, fizemos o seminário de uma forma diferente. Em anos anteriores, o público era os produtores, nesta edição, queremos capacitar e orientar os técnicos das instituições que atendem diretamente os produtores de queijo artesanal no estado, para alinhar conceitos, padronizar abordagens”, explica o analista do Sebrae Minas Ricardo Boscaro.

Durante o primeiro dia do seminário, os participantes receberam orientações sobre regulamentações, desafios enfrentados pelos produtores, as falhas e erros recorrentes, os avanços na legislação para o setor do queijo artesanal, bem como as demandas dos produtores, dentre outros assuntos. Os palestrantes falaram também sobre a importância da formalidade, das dificuldades e percalços de todo o processo.

“Vamos trazer conteúdos e discussões de assunto atuais e relevantes para o produtor que deseja melhorar a qualidade do seu produto e expandir seu mercado. Esse encontro servirá para quebrar paradigmas e apontar novos caminhos, evidenciando a necessidade de termos os olhos voltados para a agricultura artesanal”, afirma o superintendente de Relações Institucionais do Sistema Faemg, Altino Rodrigues Neto.

Em uma das palestras realizadas durante o seminário, o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Figueiredo, chamou a atenção para os problemas relacionados à inspeção, regularização e o registro de produtos de origem animal. “São assuntos que temos que discutir pois apresenta uma defasagem histórica, pois foram implementados, na década de 1950, e contemplavam apenas produtos industrializados. Muito recentemente, os produtos artesanais passaram a ser incluídos, em especial os queijos. É fundamental termos esse espaço para discutirmos esse assunto que traz muitas dificuldades tanto para o produtor quanto para o técnico que trabalha na área”, justifica Figueiredo.

As atividades do Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas se estendem até esta sexta-feira (23/9), com palestras sobre: regularização ambiental e tratamento de efluentes de queijarias, utilização de fermento endógeno (pingo e soro fermento) na fabricação de queijos artesanais, tecnologia de fabricação para produção controlada, produção na microbiota do Queijo Minas Artesanal e embalagens inteligentes para a maturação do queijo.

O festival

O público poderá conferir a programação do Festival do Queijo Artesanal de Minas a partir desta sexta-feira (23/9), até domingo (25/9), no Parque da Gameleira. Com 10 regiões do estado sendo representadas, o evento conta com uma atividades voltadas para produtores e consumidores do renomado queijo mineiro.

“O festival promove o queijo artesanal de Minas Gerais e suas origens produtoras. Para os consumidores será uma oportunidade para conhecer o diferencial dos queijos de cada região, suas características e particularidades. Além disso, o público poderá estabelecer uma conexão direta com o produtor, conhecer sua história, sua origem e sua cultura”, explica o analista do Sebrae Minas Ricardo Boscaro.

Neste ano, o evento acontece em um espaço mais amplo para receber, com toda a segurança, um público estimado em 8 mil pessoas.  Além da venda dos queijos e de outros produtos mineiros, acontecerão seminários, oficinas, Agenda de Relacionamentos entre produtores e compradores, além de outras atrações.

Para saber mais sobre o Festival do Queijo Artesanal de Minas acesse o site www.festivalqam.com.br

-

Assessoria de Imprensa Prefácio Comunicação

André Di Bernardi – (31) 3379-9271 / 9275 / 9278

[email protected]

  • capacitação
  • Festival Queijo Artesanal de Minas
  • Queijo
  • Seminário técnico do queijo