ASN MG Atualização
Compartilhe

Semana da Moda 2025 impulsiona negócios e inovação em Divinópolis

Evento será promovido pelo Sebrae Minas e Prefeitura, entre os dias 4 e 9 de agosto. Objetivo é valorizar a produção regional e impulsionar o setor confeccionista
Por Thiago Carvalho
ASN MG Atualização
Compartilhe

O Sebrae Minas e a Prefeitura de Divinópolis, realizam, entre os dias 4 e 9 de agosto, a Semana da Moda 2025. O evento, que completa sua terceira edição, é realizado em parceria com o Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd), Senai, Cefet MG e Senac, com o objetivo de valorizar a produção local, gerar negócios e fortalecer a imagem da cidade como referência em moda acessível e de qualidade, além de atrair lojistas de Belo Horizonte e da região metropolitana para conhecerem a variedade e a qualidade da produção confeccionista da cidade.

Durante a Semana da Moda serão realizados desfiles, Rodada de Negócios, seminário sobre inovação e mostra acadêmica. Em uma etapa preparatória para o evento, entre abril e julho últimos, o Sebrae Minas promoveu uma trilha de capacitação para 15 empresas do polo que irão participar da Rodada, incluindo consultorias especializadas em finanças e precificação, tendências e consumidor e desenvolvimento de produto. As empresas ainda receberão consultorias em digitalização e vendas, com foco em presença on-line, canais digitais de comercialização, conversão e fidelização de clientes.

“A Semana da Moda é um reflexo do trabalho de reposicionamento estratégico que estamos desenvolvendo em Divinópolis. Nosso objetivo é ampliar a presença das empresas locais em mercados como Belo Horizonte, com foco na qualidade, na inovação e no fortalecimento da identidade da moda produzida aqui\”, destaca Denis Magela, analista do Sebrae Minas.

Reposicionamento das marcas

Com foco na ampliação da presença do Polo da Moda de Divinópolis no mercado de Belo Horizonte e região metropolitana, o Sebrae Minas realizou, em 2022, um diagnóstico com pequenos negócios do setor. O estudo permitiu conhecer melhor aspectos como: capacidade de produção, perfil dos fabricantes, principais destinos das vendas e os valores praticados. Também identificou o perfil dos compradores que visitam o polo, de onde vêm e porque escolhem comprar na cidade.

Os dados forneceram a base para a construção de um plano estratégico de reposicionamento das confecções do município, com direcionamentos de curto, médio e longo prazos para o setor; planos de ação para os negócios que atuam com pronta entrega e pedidos, além de planos de digitalização para os empreendimentos.

Moda democrática

O estudo realizado pelo Sebrae Minas revelou, ainda, que a moda produzida em Divinópolis é consumida por todas as classes sociais, mas com predomínio da classe C, o que representa uma grande oportunidade de negócios para o polo. O diagnóstico aponta que esse perfil de consumidor busca por qualidade, conceito e marca, tendo o preço como um limite. Neste sentido, a produção de Divinópolis democratiza o acesso desse público ao design de moda que acompanha as tendências.

Para apoiar os pequenos negócios na construção de estratégias para alcançar esse público, o Sebrae Minas realiza programas de consultoria que estão contribuindo para a criação de produtos com qualidade superior.

Para o presidente do Sinvesd, Mauro Célio de Melo Júnior, conhecido como Juninho, a Semana da Moda tem uma grande importância para os confeccionistas. “Este projeto nasceu com o intuito de resgatar nossa visibilidade, nossa confiança enquanto empresários de um setor essencial para a empregabilidade e a geração de renda em Divinópolis”, destaca.

Semana da Moda 2025

O evento terá início na segunda-feira (4/8), às 19h30 com um desfile exclusivo para lojistas, no Divishop, quando as marcas participantes apresentarão a coleção primavera/verão 2026. Na terça-feira (5/8) será realizado de 19h às 22h, no auditório do Senac, o seminário “Moda em Movimento – Conectando Ideias e Futuro´ um evento aberto para toda a cadeia da moda que irá reunir especialistas para debater o uso da inteligência artificial na criação de coleções. Para participar, basta fazer a inscrição neste link. Ainda durante o encontro, será lançado um novo programa de IA voltado ao desenvolvimento da competitividade do polo.

Na quarta-feira (6/8), quinze empresas selecionadas em um processo de consultoria estratégica irão se reunir com compradores e investidores em uma Rodada de Negócios, que será realizada de 9h às 17h, no Espaço Divishop. A programação também inclui um desfile de vendas dinâmico, voltado à geração de oportunidades comerciais.

Na quinta-feira (7/8), alunos do SENAI, SENAC e CEFET apresentarão as mostras de conclusão dos cursos relacionados a confecção, na sede da Fiemg, destacando o potencial criativo dos novos talentos da moda regional. Na sexta-feira (8/8), empresários, profissionais da moda e parceiros se reúnem para o Happy hour da Moda, realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), às 19h, no Quintal Pork. O momento será dedicado ao networking, fortalecimento de parcerias e trocas estratégicas.

O encerramento, no sábado (9/8), será numa grande celebração aberta ao público na Praça do Santuário. A programação inclui um espaço gastronômico com a participação de chefs e restaurantes locais, um desfile com as principais marcas do setor, além de um show, às 17h, com André Frateschi e às 20h30, com a Banda RPM, reforçando a integração entre moda, gastronomia e cultura.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Igor Cardoso, frisa que a Semana da Moda é um dos principais pilares para o fortalecimento da identidade criativa e econômica do município e pontua que o evento “é um catalisador de inovação, geração de negócios e valorização da cadeia produtiva têxtil, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável do setor confeccionista e o protagonismo de Divinópolis no cenário da moda nacional.”

Polo de moda

Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, tem uma população estimada de 242 mil habitantes, segundo o IBGE, e está a 120 km distante de Belo Horizonte. O município se destaca como um importante polo da indústria da moda no Brasil, especialmente na confecção de roupas. O setor tem um faturamento anual de R$ 614 milhões, de acordo com o Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Imei) (2021).

A cidade abriga cerca de 1 mil empresas do setor, que empregam em torno de três mil pessoas. A predominância é de micro e pequenos negócios com um mix de produtos que abrange desde moda masculina, feminina, infantil, até moda praia, íntima e tamanho especial. As empresas acompanham tendências, criam o design das peças, e vendem para todo o país e exterior.

O polo agrupa em sua cadeia produtiva estamparias, lavanderias, bordados, facções (empresa especializada em uma parte específica do processo de fabricação, como costura, corte ou acabamento), confecções e, também, ramificações complementares como empresas atacadistas de tecidos, acessórios e aviamentos, fábricas de etiquetas, fornecedores de máquinas e equipamentos, além dos prestadores de serviços.

Esta configuração rendeu ao município o título de Polo da Moda e Confecção na região do Centro-Oeste de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual 22.895 de 11/01/2018, que o considera como o maior do gênero do interior do estado. Minas Gerais tem cerca de 2,5 mil empresas do setor, que produzem cerca de 540 milhões de peças, totalizando um faturamento anual R$ 15,6 bilhões.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]

  • confecção
  • Moda
  • Polo da moda de Divinópolis