
O Sebrae Minas recebeu, na noite desta sexta-feira (05/12), o troféu ‘Promotor do Desenvolvimento Econômico’, uma homenagem do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) em reconhecimento à atuação da entidade no fortalecimento do polo calçadista, localizado no Centro-Oeste do estado.
O Sebrae Minas atua no polo desde o início da década de 1990. Ao longo destes mais de 30 anos, a entidade realizou diversos trabalhos para ampliar mercados, estruturar marcas e consolidar a identidade do setor, iniciativas que contribuíram para aumentar a competitividade e gerar novas oportunidades para as indústrias da região.
O troféu foi recebido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, que ressalta o fato de o reconhecimento pertencer aos empreendedores, equipes técnicas, entidades parceiras e todos que acreditam que inovar, qualificar e cooperar é o caminho para construir um setor cada vez mais forte.
Esta homenagem é um compromisso renovado: continuaremos trabalhando para que o polo de Nova Serrana siga como referência nacional em qualidade, competitividade e desenvolvimento sustentável, frisa o presidente do Sebrae Minas.
O presidente do Sindinova, Rodrigo Amaral Martins, destaca o fato de a parceria com o Sebrae Minas ter sido determinante para elevar o patamar de competitividade das indústrias locais. “É uma forma de agradecer o apoio constante às empresas associadas ao Sindinova, a parceria nas ações de impulsionamento econômico e o compromisso com o crescimento do nosso município”, pontua.

Reposicionamento estratégico
O reconhecimento recebido pelo Sebrae Minas é resultado de um projeto conduzido pela entidade, desde 2023, para o reposicionamento estratégico na atuação das fábricas, com mudanças estruturais no desenvolvimento do setor calçadista. A iniciativa, acompanhada pelo consultor espanhol Carlos Tarrazón, integra ações de moda rápida, identidade de marca e projetos transversais que estimulam inovação, economia circular, rodadas de negócios com importadores e participação em feiras estratégicas em São Paulo.
O trabalho também mapeou desafios críticos enfrentados pelo setor, como escassez de mão de obra qualificada, altos custos para automação de processos, informalidade, complexidade tributária, mudanças no perfil do consumidor e concorrência com mercados internacionais, sobretudo o chinês.
Um dos eixos de maior destaque deste trabalho é a internacionalização do polo. Em junho de 2024, uma rodada promovida pelo programa Sebrae Exporta recebeu compradores do Chile, Colômbia, Peru e Panamá, movimentando R$ 6 milhões, em três dias. Somadas às rodadas realizadas no Centro de Promoção de Negócios (CPN), as iniciativas já alcançam R$ 22 milhões em vendas, entre 2024 e 2025, ampliando significativamente a presença das empresas de Nova Serrana no mercado nacional e internacional, consolidando novas perspectivas de crescimento para a indústria local.
Capacitação continuada
Neste ano, 35 empresas de Nova Serrana e Perdigão participaram do programa Integra Moda, que totalizou 680 horas de consultorias em gestão, posicionamento, desenvolvimento de coleções com uso de Inteligência Artificial, comunicação e estratégia. O grupo marcou presença na BF Show (Feira do Calçado Brasileiro), em São Paulo, apresentando suas marcas a novos públicos e abrindo portas para novas vitrines e oportunidades.
Com o apoio do Sebrae Minas, também foram realizadas cinco rodadas de negócios, conectando 439 vendedores a compradores e parceiros estratégicos. O programa movimentou cerca de R$ 1,4 milhão em novos negócios, reforçando a competitividade das marcas e fortalecendo o ecossistema de moda da região.
Para o próximo ano, o Sebrae Minas e o Sindinova já estruturaram ações que darão continuidade ao processo de fortalecimento do polo, como a realização da Fenova (Feira de Calçados de Nova Serrana), em São Paulo, e uma rodada de negócios na Argentina, intensificando a inserção internacional. Também está prevista uma missão formada por lideranças e empresários do setor calçadista para a China, a fim de conhecer novas tecnologias e estratégias de mercado que podem aumentar a competitividade do polo.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
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